Dengue: Linhares apresenta índice de médio risco em maio

A Vigilância Ambiental em Saúde de Linhares divulgou o resultado do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado no mês de maio. O levantamento foi realizado pela Unidade de Vigilância em Zoonoses de Linhares, entre os dias 21 e 25 de maio, e apontou índice de infestação predial do Município de 2,6%, considerado de médio risco, pelo Ministério da Saúde.

Observando os resultados por bairro os cinco de maior infestação foram: Shell: 7,50 %, Boa Vista: 6,81 %, Canivete: 5,65%, Conjunto Juparanã: 4,93% e Lagoa do meio: 4,34%. Durante o levantamento, foram visitados, por critério de amostragem, 4.019 imóveis em todos os bairros da sede do município.

O relatório apontou ainda que os pequenos recipientes móveis, como vasos de plantas, pneus e lonas foram os que mais registraram focos do mosquito na cidade.

O assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, explica que acima de 1% os índices sempre são preocupantes. “Como o Ministério da Saúde recomenda que devemos manter o Índice de Infestação Predial (IIP) abaixo de 1% para não haver transmissão viral, quando ultrapassa esses números se torna situação de alerta, esse índice de 2,6%, é preocupante”, pontuou Lubiana.

A Secretária de Saúde, Sonia Dalmolin, disse que a partir desses dados os trabalhos de rotina serão intensificados, e alertou para importância dos cuidados da população para conter a infestação do mosquito.

“Os agentes de endemias trabalham durante todo ano no combate ao mosquito da dengue, orientando a população, eliminando e tratando focos e possíveis criadouros do mosquito, mutirões, além do trabalho de educação em saúde, com palestras nas escolas.  Vamos intensificar o trabalho de rotina nos bairros, especialmente no Shell e Boa Vista. Importante ressaltar o papel fundamental da população. Sem a ajuda dos cidadãos o combate à dengue fica prejudicado”, destaca a secretária.

Monitoramento

O LIRAa é realizado quatro vezes por ano. O resultado apresenta a situação de risco dos bairros, divididos em 11 estratos, com os principais criadouros encontrados. Dessa forma é possível direcionar ações específicas para obter um controle mais eficaz dos mosquitos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os parâmetros para classificação quanto à infestação pelo Aedes aegypti são: menor que 1%, baixo; de 1% a 3,99%, médio; e acima de 3,99%, alto.

Cuidados importantes

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o check list para combater os mosquitos. O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos;