Linhares Cultural

CENTRO CULTURAL NICE AVANZA

A Prefeitura de Linhares reabriu o Centro Cultural Nice Avanza para exposições e manifestações culturais.  O espaço é importante para resgatar a memória de uma das maiores pintoras primitivistas do mundo e admirar algumas de suas belas obras

Principais artistas do município

Nice Avanza – uma das maiores pintoras primitivistas do mundo

A principal temática de Nice em suas obras foi o cacau, porém a pintora fez do Espírito Santo, sobretudo Linhares, sua fonte de inspiração. Da primeira exposição, em 1969, ao sucesso foram menos de dez anos. A artista nasceu em 1938 em Vitória e faleceu em 1999 quando se encontrava em São Paulo na companhia do marido, José Augusto Avanza, para tratamento de saúde.

O Secretário Municipal de Cultura de Linhares, Antônio Bezerra Neto exaltou a importância de Nice para Linhares “nossa pintora mostra com imensa clareza que o cotidiano é extraordinário. É difícil imaginar Linhares – que constrói sua identidade – sem os contornos da Nice. Linhares tem um potencial artístico enorme e precisamos que as pessoas da nossa cidade passem a enxergar isso”, frisou o secretário.

França – levando a vida à francesa

A pitoresca história de um pescador que virou artista internacional. O nosso artista leva o nome de um país onde coincidência ou não, abriga muitas das mais famosas obras de arte do mundo, a França. O nosso França, não freqüenta cafés e nem pâtisseries, não sabe o que é e não come escargot e nem foie grãs, tampouco toma champagne. Mora numa casa humilde leva uma vida simples e vive e sobrevive do que mais sabe fazer: esculpir. Mas o nosso França, pasmem, está na França!

O ex-pescador descobriu o talento num sonho. Em 1994, os peixes que vendia mal davam para pagar as despesas. Foi quando alguém, no universo dos sonhos, pediu para que ele esculpisse um pássaro. No sonho ele dizia: mas como eu não sei fazer isso! Na manhã seguinte, acordou e esculpiu um gavião num tronco de madeira. Quase não podia acreditar que era capaz de tal feito.

Don revelado: dinheiro no bolso. O artista passou então a transformar troncos de madeira na sua principal fonte de renda. Don revelado: reconhecimento. Seu talento virou marca. Todo mundo queria ter uma de suas peças em casa. Foi ai que começaram exposições, aulas, aparições na mídia. Don revelado: patrimônio. Hoje suas obras estão em diversos pontos do mundo.

Personagens do imaginário e da cultura local, caboclos, tartarugas, cobras, macacos, gaviões, peixes, pássaros, cacau, entre outros, tudo feito pelas mãos de França que hoje tem mais de 45 obras espalhadas na França. O alegre artista não esconde a felicidade que tem em ver seu trabalho pronto, e eternizado seja em fazendas, restaurantes e casas ou em diversos pontos da bela França, levando nosso Brasil e nossa cultura para o mundo. Obras de arte do Monsieur França,  chic!

Principais festas e manifestações culturais

Festa de Cabloco Bernardo

Acontece perto do dia 3 de junho (data da morte do herói nacional)

Na programação, um cardápio variado de atrações como festival de culinária, shows na praça da Vila e o ponto alto da festa que é o encontro das bandas de congo com concentração na Pousada da Dona Mariquinha – personagem folclórico e grande tradição para os moradores da Vila.

Há aproximadamente 20 anos, Maria Bárbara Geruzzi Pelissari ou Dona Mariquinha, participa da festa de Cabloco Bernardo e representa a princesa Isabel. A festa que tem apoio da Prefeitura de Linhares homenageia um dos maiores heróis nacionais: o Cabloco Bernardo. 
O filho mais ilustre de Regência, Bernardo José dos Santos, o caboclo Bernardo, imortalizou-se ao resgatar 128 tripulantes de navio da frota da Marinha Brasileira. O ‘Imperial Marinheiro’ foi vitimado por uma tempestade, em 1887, e encalhou em frente à Barra do Rio Doce. Apesar do mar revolto, Bernardo salvou a tripulação.

Festa de Nossa Senhora da Conceição

Padroeira de Linhares, o dia 08 de dezembro é o dia de Nossa Senhora da Conceição. Feriado na cidade, a data é lembrada pelos católicos e comemorada na cidade com procissões, missas e homenagens pelos fiéis.

Festival de Concertina

Pioneiro do Espírito Santo e no Brasil, o Festival de Concertina foi realizado pela primeira vez  em julho de 1992. De lá para cá ganhou proporção nacional e atrai turistas e tocadores de vários estados brasileiros A arte de tocar a concertina é passado de pai para filho. Na primeira edição do Festival haviam apenas 11 tocadores. Hoje, ao todo 150 tocadores.
No festival de concertina tem serviço completo de bar e restaurante com comida italiana e alemã, além de espaço para dança no galpão. No festival tem exposições de fotografias, museu, parque de diversões, shows com bandas regionais e nacionais, sorteios, apresentação de ultraleve e encontro de moto clubes e motociclistas.

Artesanato

Dentre uma diversidade de produtos artesanais feitos em Linhares, destaque para objetos decorados com a técnica da marchetaria. Com esta arte milenar, é possível ornamentar superfícies de móveis, painéis, pisos, tetos, através de aplicações de materiais como madeira, metais, pedras, entre outros.

Casa do Artesão – Centro e Pontal do Ipiranga

A Casa do Artesão tem como objetivo de estimular os artistas locais, proporcionando desenvolvimento social e geração de emprego e renda.