Dados Gerais

Nos últimos anos o município tem apresentado uma grande evolução nas questões de infra-estrutura. A administração pública fez investimentos consideráveis na área de pavimentação e paisagismo. Linhares é uma bela cidade, com sua topografia plana e potencial paisagístico e ambiental.

Energia elétrica: 

A distribuição de energia elétrica em Linhares é feita pela concessionária Espírito Santo Centrais Elétricas S. A. (Escelsa). Esta atende a demanda do município beneficiando residências, comércios, fábricas, órgãos públicos e privados, inclusive nas localidades do interior.

Abastecimento e água: o sistema de abastecimento de água e esgoto do município de Linhares é de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Linhares), que controla a qualidade e a distribuição da água de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Foto: Felipe Reis

Atualmente, a rede de distribuição de água na cidade de Linhares, possui aproximadamente 340 mil metros de extensão de atende a 29 mil domicílios, perfazendo um total de 22 mil ligações de abastecimento de água.

Foto: Felipe Reis

Devido a extensão territorial da sede, o sistema de distribuição de água possui duas estações elevatórias de água tratada que se localizam nos bairros Movelar e Interlagos.

Rede de Esgoto: pelo menos 65% da população são beneficiados pela coleta pública de esgoto sanitário, sendo que destes 16% recebem tratamento. A captação das águas pluviais é feita através de redes drenagens, este serviço é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Linhares.

A cidade de Linhares, de um modo geral, apresenta características topográficas que favorecem os sistemas de drenagem urbana e essas redes existem e são construídas na medida em que ocorrem à pavimentação das ruas e avenidas da cidade.

Sistema viário: o município de Linhares apresenta como traçado urbano uma malha cartesiana reticulada, inserida em uma topografia plana, características de um município planejado. Uma particularidade do sistema viário da cidade de Linhares é a BR-101 Norte que divide a cidade, criando assim, regiões com características diferenciadas.

Transporte: a maioria da população linharense tem como principal meio de locomoção o transporte rodoviário, onde a utilização de veículos automotores é muito grande. E tendo em vista o crescimento da cidade também está sendo implantado o aeroporto regional. O transporte coletivo na área urbana é uma concessão da Viação Joana D’arc.

Telecomunicações: a operação das concessionárias da Embratel e Telemar, na telefonia fixa, e da Vivo, Oi, Tim e Claro, na telefonia móvel, tem proporcionado ofeta satisfatória de serviços na área urbana do município e nos distritos.

Coleta de lixo: o lixo urbano de Linhares é composto por restos domésticos, construtivos e hospitalares. A coleta e destino são executados por uma empresa contratada pela prefeitura, onde o lixo doméstico, aproximadamente 2.500 ton/mês é levado pra a Estação de Transbordo, localizada em uma área rural próxima ao bairro Três Barras e, em seguida, é transportado através de caminhões para o aterro sanitário da cidade de Aracruz.

Os entulhos são depositados em um terreno situado entre os bairros Linhares V e São José, sendo o mesmo reaproveitado como aterro de estradas. O lixo hospitalar, cerca de 4 ton/mês, é recolhido e segue para a cidade de Colatina onde é incinerado.

Feriados Municipais:
Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo;
Dia 22 (vinte e dois) de Agosto – Fundação do Município de Linhares, Estado do Espírito Santo;

Dia 08 (oito) de Dezembro – Dia de Nossa Senhora da Conceição – Padroeira do Município de Linhares, Estado do Espírito Santo;

Dia 02 (dois) de Novembro – Finados.

LEI Nº 1602, DE 14 DE ABRIL DE 1992.