Rota do Verde e das Águas

A Rota do Verde e das Águas constitui um roteiro de extremas riquezas naturais que permite ao turista adentrar-se na história dos municípios e vivenciar o bucolismo das praias.

A 50 km da capital, encontra-se Aracruz que, cercada de atrativos naturais, abriga reservas das tribos Tupiniquins e Guarani, que comercializam seu artesanato. A partir da instalação da Usina de produção da Aracruz Celulose, o município tornou-se referência mundial na produção de celulose branquiada.

Linhares, município conhecido como Paraíso das Águas, abriga 25% das reservas de Mata Atlântica do Estado e 64 lagoas que formam o maior complexo lacustre da Região Sudeste, tendo como principal a Lagoa Juparanã, com 38 km de extensão. O mar, ondas fortes é apropriado a prática de esporte aquático. Na localidade de Regência, é desenvolvido o Projeto Tamar que cuida da preservação das espécies de tartarugas-marinhas. Quatro das cinco espécies encontradas no Brasil desovam no Espírito Santo.

São Mateus tem à disposição do turista um rico patrimônio histórico/cultural. Nesse município está situado o Porto de São Mateus cujo entorno possui 32 sobrados, construídos nos séculos XVII e XIX e tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que remetem o turista à época da aristocracia rural. No litoral, a ilha de Guriri, uma das maiores do Estado, anexada ao continente por uma ponte sobre o rio Mariricu, é o principal ponto turístico para quem curte badalação.

Conceição da Barra, a capital capixaba do forró, reúne dunas, praias, que apresentam piscinas na baixa da maré, e agrestes. No município também acontece o famoso Baile de Congo, um auto teatral popular com duração de uma semana. A festa conhecida como Ticumbi retrata a luta entre Reis de Bamba e Reis de Congo, que disputam o privilégio de promover a festa em homenagem a São Benedito. Conceição da Barra com um jeitinho de Nordeste transforma o distrito de Itaúnas no mais importante conjunto turístico do município. A principal característica de Itaúnas são suas dunas de até 30 metros de altura. Um lençol arenoso soprado pelo vento nordeste invadiu casas e cresceu progressivamente soterrando o primitivo núcleo populacional iniciado há mais de 300 anos. O município resguarda também o Parque Nacional de Itaúnas, criado em 1991, preserva uma variedade de ecossistemas integrados a fauna e a flora que lhe deu o título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco.

FONTE – Governo do Estado.