Geo-Linhares

O geoprocessamento tem como objetivos a evolução e o desenvolvimento institucional do município de Linhares através da modernização da gestão cadastral, territorial e temática em um ambiente, formando uma infra-estrutura de geo informação unificada, com o compartilhamento, acessibilidade e transparência, visando também a criação dos processos de manipulação, monitoramento e fiscalização com a necessária permeabilidade setorial das bases de informações e a integração das secretarias municipais e autarquias, bem como o acesso seletivo ao contribuinte.

O município de Linhares frente à dinâmica de suas transformações através de sua expansão urbana e crescimento regional os quais imprimem pressão sobre o meio natural e sócio-econômico, incrementa a demanda por serviços e equipamentos públicos fundamentais para a manutenção da qualidade de vida de sua população.

Assim o conhecimento da realidade do município é a base fundamental para os processos de tomadas de decisão, sendo necessária a reestruturação de seu modelo de gestão e planejamento através da mudança de paradigma nos processos administrativos.

O Cadastro Técnico Urbano, de caráter territorial e sócio-econômico, é a principal base de informações em que estão suportados os processos de arrecadação tributária, planejamento, ordenamento territorial e fiscalização, bem como para outras ações setoriais como nas áreas da saúde, habitação, meio ambiente e infra-estrutura, fundamental como fonte de dados não apenas à apropriação de recursos fiscais, mas também, como ferramenta de análise e suporte para tomadas de decisão.

A formação de uma infra-estrutura de geo-informação integrada, com o compartilhamento das informações cadastrais e temáticas, através de técnicas de geoprocessamento cria condições para a construção de um modelo de gestão territorial moderno com capacidade de monitoramento e análise, possibilitando a atualização permanente, manipulação e recuperação às informações.

Projeto

Em 2009 o Município deu continuidade no Programa Nacional de Apoio a Modernização Administrativa e Fiscal constituindo o Departamento de Administração Integrada ao Controle Espacial, parte integrante da Secretaria de Planejamento, sendo seu principal foco a estruturação do cadastro técnico, contendo informações da base cartográfica digital e codificação das informações do cadastro imobiliário.

O projeto iniciou com a estruturação da base cartográfica digital para ambiente SIG – Sistema de Informações Geográficas – e seu relacionamento com os dados literais do cadastro imobiliário, abrangendo todo o município, sendo objeto de pesquisa, análise, cruzamento de informações.

Objetivo

O Projeto Geoprocessamento tem o objetivo de capacitar institucionalmente e aplicar soluções tecnológicas visando promover a modernização da Administração Municipal através de sua Gestão e Fiscalização Cadastral, da unificação e integração das Bases Territoriais, do Cadastro Técnico ao Geoprocessamento.

Produtos

Após a aquisição da aquisição tecnológica e adequação da base de informações do município todo o produto final é disponibilizado no Portal Geoprocessamento Corporativo. Às informações são apresentadas em ambiente web visando o fácil acesso.

Através do uso de mapas temáticos a administração agiliza os processos de atendimento ao cidadão. Esta ferramenta é potencializada através do uso em conjunto com as ortofotos disponibilizadas pelo sistema, sendo possível a impressão via internet.

Os produtos os quais o usuário tem acesso no portal são:

  1. Cartografia Temática
    1. Divisas Distritais;
    2. Limite dos Bairros;
    3. Regionais Administrativas;
    4. Perímetro Urbano;
    5. Zoneamento Urbano;
    6. Iluminação Pública
    7. Posteamento
    8. Redes Elétricas (Primária e Secundária)
    9. Hidrografia (Lagoas, Canais e Cursos D´agua)
    10. Limite Municipal
    11. Redes de Água e Esgoto
    12. Equipamentos de Redes de Água e Esgoto
    13. Lotes
    14. Quadras
    15. Logradouros Públicos
    16. Unidades de Conservação
    17. Equipamentos Públicos
      • Saúde
      • Educação
      • Serviço Social
      • Lazer
      • Segurança
  2. Acervo de Imagens
    1. Imagem de satélite IKONOS
    2. Ortofotos escala 1:35.000

Foco do Projeto

O projeto tem como foco:

  • Transparência da Gestão Territorial;
  • Democratização do Acesso à Informação Pública;
  • Unificação e Convergência de Informações;
  • Transformação de Dados em Informações;
  • Agilidade nos Processos de Atendimento ao Cidadão;
  • Consolidação da Base Territorial para Gestão do Meio Urbano e Natural;
  • Tomada de Decisão com Base em Informações Confiáveis;
  • Credibilidade das informações Prestadas;

Histórico

– Em 1992 foi realizada o recadastramento imobiliário, criando um banco de dados com informações de contribuintes existentes no município;

– Em 2000 foi adquirido uma imagem de satélite Ikonos;

O município veio a produzir a sua primeira base cartográfica a partir da cobertura aérea na escala de 1:35.000, cedida gratuitamente pelo IEMA. Tal base cartográfica foi realizada na escala de 1:15.000.