Departamento de Bem-Estar Animal

CASTRAÇÃO

Para evitar a reprodução demasiada de animais domésticos, como cães e gatos, e ainda melhorar seu comportamento, um dos melhores métodos e mais recomendados é a castração, que consiste na remoção dos órgãos sexuais reprodutivos dos animais, como ovários e útero nas fêmeas, e testículos nos machos.

Além de evitar a proliferação de animais de rua, a cirurgia de esterilização também ajuda a inibir a incidência de diversos problemas de saúde, como os tumores de testículo, próstata e mamários.

CAMPANHA MUNICIPAL DA PREFEITURA DE LINHARES PARA CASTRAÇÃO GRATUITA EM CÃES E GATOS.

“Castrar é um Ato de Amor e Responsabilidade”. A castração só proporciona benefícios aos animais e também aos seus donos!

Entenda por que é tão importante castrar cães e gatos:

Além de ser a medida mais segura e eficiente de controle populacional, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal. A castração é a única maneira ética e eficaz de controle de animais abandonados, assim como a de prevenir diversas doenças em cães e gatos.

O animal sofre menos se a castração for precoce, antes dos 5 (cinco) meses de idade, isto é, antes do primeiro cio das fêmeas e, nos machos, antes de completar a fase de puberdade, que é o desenvolvimento dos hormônios sexuais.

A castração prematura diminui consideravelmente o risco de a cadela desenvolver tumores de mama; previne doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas, como cistos ovarianos, piometra (infecção no útero).

Nos machos, previne a hiperplasia prostática (aumento da próstata em machos idosos, causando infecções urinárias), tumores testiculares e diminui consideravelmente o câncer de próstata e hérnias perineais.

Há inúmeros trabalhos científicos veterinários que comprovam que cães e gatos castrados possuem maior expectativa de vida.

Castração – Informações

Inscrição para o pré-cadastro