Linhares das Águas

PRAIAS

Regência

A charmosa Vila de Regência guarda características de simplicidade e receptividade do seu povo. Na vila tem excelentes restaurantes, onde o turista pode desfrutar moquecas e comidas caseiras, além de apreciar a tranqüilidade da vila, o ir e vir dos surfistas e as belas praias que compõem o cenário. No centro histórico da Vila, destaque histórico para a Cúpula do Antigo Farol.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar tem como objetivo principal a preservação das diversas espécies de tartaruga marinha e os ecossistemas que as mantém vivas e que buscam este litoral para desovar. Estão envolvidos neste projeto profissionais de várias áreas e a comunidade local em um processo preservacionista.

O turista pode conhecer a sede do Projeto Tamar em Regência, ver de perto as tartarugas e o processo de preservação. O Projeto também desenvolve trilhas ecológicas.

Surf

Regência é uma das 10 melhores praias do Brasil para a prática do surf. A vila é destino de praticantes do esporte de todo país e durante o ano a Prefeitura de Linhares promove diversos campeonatos juntamente com a Associação de Surf no intuito de incentivar o esporte na região. 
 
Passeios

Em Regência também tem a empresa de receptivo Ecotur. O espaço oferece opções culturais e de lazer. O visitante pode alugar bicicletas, caiaques e barcos para realizar passeios. Também há um museu onde turista pode viajar e conhecer mais um pouco a história e peculiaridades do município e da Vila de Regência. Exposição de telas com artistas locais também tem espaço garantido na Ecotur.

Pontal do Ipiranga

Verão badalado

O Pontal do Ipiranga possui belas praias. Há complexos de vegetação de restinga, as mais protegidas do ES.  No verão é a badalação do balneário atrai turistas de todo Brasil. Com completa infra-estrutura com água encanada, sanitários, telefone, calçamento nas principais vias, bares, restaurantes, pousadas, áreas para camping e clubes, é uma excelente opção para quem gosta de curtir o verão ao som de trios elétricos e muita agitação.

Passeios

No Pontal do Ipiranga possui duas trilhas ecológicas: Trilha das Tartarugas e Anjos da Alagoinha, todas na estrada que dá acesso ao Rio Ipiranga.

Artesanato

A Casa do Artesão do Pontal do Ipiranga oferece ao turista diversos tipos de artesanatos e informações turísticas sobre a região. A casa criada pela Prefeitura de Linhares tem como objetivo de estimular os artistas locais, proporcionando desenvolvimento social e geração de emprego e renda.

Degredo

A Vila de Degredo, no litoral de Linhares, é uma remanescente comunidade quilombola. Naturalmente os moradores além da receptividade e da simplicidade, sabem de muitas histórias e causos, tornando-se assim cultura viva da região. Além do povo, o grande atrativo turístico de Degredo são os passeios ecológicos ao longo da vegetação de restinga e as praias desertas, próprias para prática de atividades como surf e pesca.

Barra Seca / Praia de Naturismo

Seguindo ao norte, a 10 km, na estrada que liga Pontal do Ipiranga a Urussuquara, encontra-se o acesso a única praia de naturismo do Espírito Santo. Os adeptos ao naturismo que tem como filosofia de vida o respeito ao próximo e ao meio ambiente, encontram na Praia de Barra Seca, em Linhares, um local propicio para se harmonizar com a natureza e com a nudez social como forma de expressão.

A praia é numa ilha o que garante aos freqüentadores, privacidade. Para chegar ao local é necessário atravessar em barcos ou canoas da associação de naturistas local. São 2 km de areia reservados para a prática do naturismo, com áreas delimitadas para homens desacompanhados.

A Praia Naturista de Barra Seca é considerada a 4ª melhor para a prática do naturismo no ranking nacional, o que mostra a importância do local. O grande diferencial desta praia e o que fez ser reconhecida está na água doce em abundância, estrutura, área para camping e energia elétrica.

A praia está aberta a quem desejar conhecer, para isso, o turista deve preencher alguns requisitos: tem que ter conduta e claro, tirar a roupa. A entrada na praia é franca, mas caso o visitante queira contribuir para manutenção da ilha, é bem aceito.

E para quem pensa que a Praia de Naturismo é devagar quase parando, engana-se. Animação não falta. Na ilha tem até carnaval, com direito a decoração, baile a caráter com pinturas e adereços. Se caso bater aquela fome, o senhor que conduz o barco até a ilha prepara deliciosos frutos do mar e outros pratos, e leva até o visitante tudo fresquinho, feito na hora. Na área próxima existe infra-estrutura com pousadas para receber os visitantes.

Povoação

O ambiente não poderia ser mais inspirador: Mar, brisa, barcos de pescadores. Da peixaria da frente saem frutos do mar fresquinhos. Uma comunidade de pescadores a 40 km de Linhares, onde a pesca e a moqueca de robalo são o ponto alto do local. Outra grande atração é a barra do rio Monsarás, no sentido norte da orla marítima, onde se pode ver o encontro com as águas do mar, tanto do rio Monsarás como do Rio Doce.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

CACHOEIRAS

No distrito de São Rafael, cachoeiras de encher os olhos, ladeadas pela mata nativa, são um convite para os banhistas interessados em contemplar a natureza.

LAGOAS

Linhares possui o maior número de lagoas da América Latina. São 69, com destaque para Lagoa Juparanã. Entre as praias de água salgada, Regência é a preferida para a prática de surfe; Barra Seca é adequada ao naturismo e Pontal do Ipiranga reconhecida pela vida noturna badalada. Escolha sua praia, e seja feliz em Linhares.

Principais:

Lagoa Juparanã

Principal cartão postal da cidade, a Lagoa Juparanã, é a maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica. Há 26 km de comprimento por até 5,5km de largura. No idioma Tupi, Juparanã quer dizer “mar de água doce”. Há dezenas de praias limpas, termais, áreas para camping, enseadas, um pôr-do-sol digno de apreciação e, além disso, é propícia à prática de vários esportes náuticos. Na Praia das Três Pontas, tem restaurante e estrutura. Também é lá que é o acesso para o Alto da Bela Vista, local onde pode-se apreciar a lagoa do alto.

Ilha do Imperador

Ao norte da Juparanã encontra-se um marco histórico. Compondo o cenário natural da lagoa acha-se a Ilha do Imperador, assim denominada por ter recebido a visita de D. Pedro II em 1860 e que também recebeu em 1954 à visita de Getúlio Vargas e conserva até hoje sua vegetação primitiva, numa posição estratégica e de onde se tem uma vista apreciável da extensão da lagoa e das praias do seu entorno.

Praia do Minotauro

Ainda na Lagoa Juparanã , a Praia do Minotauro é cercada por uma vegetação típica de Mata Atlântica. A lagoa é agradável para banho e lazer, assim como a maioria das lagoas que compõe o complexo lacustre. Há serviço de passeio de lancha, saindo do Restaurante Minotauro seguindo até a Praia de Três Pontas. Além disso, há um programa de pesca esportiva, onde é possível degustar moquecas de robalo, dourado, tucunaré, tilápia, acará e outros.

Lagoa Nova

É dotada de águas transparentes, com excelentes condições para pesca submersa e esportes náuticos. O turista também pode desfrutar dos pratos típicos da região num restaurante localizado na lagoa.

Linha Verde

Localizada na área central e urbana de Linhares, localizada na Lagoa do Meio, é propicia para o lazer de toda família. Na Lagoa há calçadão em sua volta, com área verde sendo muito utilizada pelos moradores da região para prática de caminhadas e cooper.