Linhares Histórica

MONUMENTOS HISTÓRICOS

Praça 22 de agosto

O povoado de Linhares foi construído em volta de uma praça quadrada (atual Praça 22 de Agosto), que guarda até hoje seu traçado original. Nessa praça que os índios dançavam e cantavam no passado.  Também ali foi edificado o primeiro Clube Dançante das Famílias Linharenses. A praça é localizada na primeira rua do município, a Rua da Conceição.

Atual Praça 22 de Agosto / Foto: Felipe Reis

Rua da Conceição

A Rua da Conceição foi a primeira rua de Linhares. Muitas das tradicionais famílias linharenses possuem residências no logradouro. Seu charme histórico encanta. Ela abriga a praça 22 de agosto, a Igrejinha Velha, e construções do século XX e XIX. A rua está em processo de revitalização. A vida noturna vem sendo resgatada pelas apresentações no Centro Cultural Nice Avanza e por um aconchegante restaurante em uma das casas da rua.

Casa da Antiga Câmara Municipal

A antiga Casa da Câmara, construída em 1849, tem vista privilegiada para o Rio Doce e é ladeada pelas palmeiras reais, presente de dom Pedro II em sua visita, plantadas junto à casa. Hoje a construção abriga a Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo – SERLIHGES, além de guardar o acervo histórico de Linhares.

Museu Lorenzutti

O Museu Lorenzutti contém um fantástico acervo da fauna da Mata Atlântica e também de algumas espécies marinhas, com mais de 2.000 exemplares de animais taxidermizados – embalsamados – produzidos e conservados pelo taxidermista Elias Lorenzutti, fundador do museu.

Dentre as várias espécies, podemos destacar: onças, jaguatiricas, sussuarana, tatus, capivaras, antas, jacarés, cobras, tamanduás, macacos e uma grande variedade de aves, como o gavião real. Representando a fauna marinha, destaca-se um cação espadarte, medindo, aproximadamente, 6m de comprimento, que é uma das principais atrações do museu.

Igrejas

Capela Nossa Senhora da Conceição “Igrejinha Velha”

A capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, popularmente conhecida como “Igrejinha Velha”, foi erguida no ano de 1888, no mesmo local onde em 1857 havia sido erguida a primeira igreja de Linhares. Está localizada na Rua da Conceição e faz parte da história de Linhares.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

A Igreja Matriz localizada no Centro de Linhares leva o nome da padroeira de Linhares, Nossa Senhora da Conceição. A Igreja também abriga em uma de suas paredes uma grande obra de uma das maiores artistas primitivistas do mundo, Nice Avanza.