Programa de Apadrinhamento

O que é apadrinhamento

O Programa de Apadrinhamento é uma ação da Política de Proteção Social Especial, que está vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social de Linhares e tem o apoio da vara da infância e juventude de Linhares. Com a implantação do programa, pretende-se resgatar o direito a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes acolhidos nas instituições, visando ampliar suas referencias pessoais, proporcionando a eles experiências de se relacionarem dentro de outros ambientes no contexto familiar e comunitário.

Perfil dos Apadrinhados

Crianças acima de 07 (sete) anos e adolescentes que estejam inseridos nos Serviços de Acolhimento Institucional no município de Linhares.

Quem pode apadrinhar

  • Pessoas que desejam ser parceiros de sonhos e através do afeto, transformar e reconstruir vidas.

Objetivo do programa

  • Proporcionar através do apadrinhamento, referência e convivência familiar, comunitária e experiências afetivas às crianças acima de 07 (sete) anos e adolescentes acolhidos nos abrigos no Município de Linhares – ES.

Você escolhe que tipo de padrinho quer ser

  • Padrinho Afetivo: Possibilita que o padrinho proporcione à criança e/ou ao adolescente, um vínculo externo, além da instituição, seja por meio de visitas, passeios nos finais de semana, comemoração de aniversários ou datas especiais, desde que mantenham esta rotina regularmente.
  • Padrinho Prestador de Serviços: Possibilita às empresas e diversos outros profissionais tais como, médicos, artistas plásticos, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, professores, cabeleireiros, profissionais liberais entre outros segmentos da sociedade civil, disponibilizem seu trabalho voluntariamente e regularmente para atender às necessidades de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
  • Padrinho Provedor: É a oportunidade que o padrinho tem para proporcionar ao apadrinhado, cursos de qualificação pessoal e ou profissional, o acesso dele a estágios em instituições, reforço escolar, prática de atividades desportivas, como balé, jiu jitsu, judô, karatê, natação entre outras.

O que necessito para apadrinhar uma criança ou adolescente

I – Ter idade mínima de 18 anos e residir na cidade de Linhares ou Sooretama/ES.

II – Não ser pretendente à adoção, comprovável por meio de certidão emitida pela Vara da infância e juventude da Comarca de Linhares;

III – Quando se tratar de Pessoa Física, o pretendente deverá apresentar fotocópias dos seguintes documentos:

  • Carteira de identidade;
  • Cadastro de pessoa física (CPF);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Certidão cível e criminal negativa dentro do prazo de validade;
  • Fotografia recente.

Obs.: Se o pretendente a padrinho afetivo for casado ou estiver na constância de união estável, será também necessária apresentação dos documentos pessoais descritos no item III, relativos ao cônjuge ou companheiro.

V – Participar de avaliação psicossocial (entrevista, estudo psicossocial, oficinas de sensibilização, orientações).

IV – Quando se tratar de Pessoa Jurídica (portadora de CNPJ), o pretendente deverá apresentar fotocópias dos seguintes documentos:

  • Carteira de identidade ou cadastro de pessoa física (CPF) de seu sócio majoritário ou diretor;
  • Cadastro de pessoa jurídica (CNPJ);
  • Alvará de localização e funcionamento;

Atribuições dos padrinhos/madrinhas

I – prestar assistência afetiva, física e educacional ao apadrinhado, na medida de suas possibilidades, proporcionando a crianças ou adolescentes experiências de saudável convívio familiar e comunitário;

II – cumprir com os termos preestabelecidos com a instituição de acolhimento e o apadrinhado, tais como visitas, horários e compromissos;

III – esclarecer ao apadrinhado constantemente qual o objetivo do apadrinhamento, evitando a expectativa de adoção;

IV – acompanhar e apoiar o apadrinhado em atividades externas além da instituição de acolhimento;

V – relatar à equipe de execução do projeto quaisquer comportamentos considerados relevantes durante o período de convívio.

Ficha cadastral do Programa de apadrinhamento

Para participar do Programa de Apadrinhamento, basta efetuar o download da ficha abaixo, preenchê-la e depois encaminhar para o e-mail apadrinhamento@linhares.es.gov.br:

Ou procurar a equipe técnica do programa de Apadrinhamento na Secretaria Municipal de Assistência Social de 2ª a 6ª feiras de 7:30 às 11:30.

Telefone de Contato: 3373-3338

Endereço da Secretaria de Assistência Social de Linhares – ES: Rua da Conceição, 238, centro – Ao lado da praça 22 de agosto.