Linhares do Verde

FLORA

A região de Linhares foi, no passado, toda coberta pela Mata Atlântica. Atualmente, restam apenas 8% da cobertura vegetal primitiva em todo o Estado. A grande devastação iniciou-se no século XIX, intensificando-se no século XX. No litoral, observa-se vegetação de restinga, manguezais, vegetação típica de áreas alagadiças, como a turfa. Em algumas áreas despidas de vegetação original, notam-se grandes reflorestamentos, principalmente de eucalipto.

Milhares de espécies animais, plantas e microorganismos, muitas ainda nem descritas pela ciência, vivem nas encostas das montanhas, nos rios, nas ilhas e em outros ambientes que formam a Mata Atlântica e seus ecossistemas associados. É tanta riqueza e forma de vida, que a Mata Atlântica tornou-se um dos mais importantes refúgios da biodiversidade em todo o planeta, sendo declarada pela Unesco como Reserva da Biosfera, um patrimônio natural da humanidade.

A cobertura vegetal típica de Mata Alântica – jacarandás, pequis, jequitibás, macanaíbas, perobas amarelas, sucupiras, braúnas, ipês, bromélias e orquídeas, dentre outras existentes no município, vem sendo preservada através de projetos de proteção, bem como em unidades de conservação.


Orquídea : vegetação de restinga

RESERVAS E TRILHAS

Visitar Linhares inclui a oportunidade de conhecer um remanescente de Mata Atlântica. Para tornar ainda mais interessante o passeio, a Reserva Natural da Vale oferece trilhas ecológicas, além de coleções científicas, pomar e viveiro de mudas. Agende sua visita e não perca essa aventura!

Reserva Natural da Vale

A Reserva Natural da Vale mantém preservados 40% da Mata Atlântica do Espírito Santo, e está localizada a 30 km da sede de Linhares. A Reserva Natural Vale em Linhares é uma das Áreas de Conservação mais bem protegidas da América do Sul. É um dos 14 centros de alta diversidade e endemismo do Brasil e recebeu da UNESCO, em 1999, o título de Patrimônio Natural da Humanidade e em agosto de 2008 o de Campus Avançado da Rede da Biosfera da Mata Atlântica.

Na Reserva Natural Vale o visitante ou pesquisador pode conhecer pouco da história da Mata Atlantica, da biodiversidade, dos trabalhos de conservação e recuperação de ecossistemas degradados e dos programas de pesquisa e de uso público.

Floresta Nacional de Goytacazes

A Floresta Nacional de Goitacazes (Flona) é a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil. São 1,3 mil hectares de verde e animais silvestres. Quem mora em Linhares tem como vizinhos animais como pica –pau, veado, tamanduá, jacutinga, macaco-barbado, espécies de cobras( jibóia, bouipeva, jararaca), entre outros. Também é possível encontrar árvores centenárias, jequitibás, jacarandá e outras espécies remanescentes do processo de desmatamento.

A Flona possui dois tipos de trilhas: A Mini-trilha e a Trilha dentro da mata. A primeira dura em média 10 mim e fica bem próximo da sede. Vários tipos de árvores nativas podem ser vistas durante o passeio. Já a segunda trilha tem um percurso de 3km e é acompanhada de profissionais treinados que realizam todo um trabalho de educação ambiental dentro da própria mata. Essa trilha é feita com um grupo de 11 a 30 pessoas e precisa ser agendada. Floresta fica no quilômetro 153 da BR – 101, próximo a ponte Getúlio Vargas.

Unidade Municipal de Conservação de Degredo – Parque Natural das Orquídeas

Criada em 2010, a Unidade Municipal de Conservação de Degredo está localizada a 62 km do Centro de Linhares. A área possui 2.500 hectares de extensão. Sua vegetação de restinga abriga centenas de espécies de orquídeas e bromélias selvagens. O litoral deserto é área de desova de tartarugas marinhas

.  O Parque Natural das Orquídeas fica nessa área.