Janeiro Roxo: Prefeitura de Linhares mantém programa para tratamento gratuito contra a hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, mas que tem cura

No mês de conscientização e sensibilização de combate à Hanseníase, o “Janeiro Roxo”, a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares lembra que o tratamento da doença é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), durante todo o ano. Quem precisar de orientação ou tiver sintomas sugestivos de hanseníase deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

A doença causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, podendo ser acompanhadas de alteração na sensibilidade, seja pelo frio, toque ou dor.  A hanseníase é uma doença infecciosa, mas curável.

No mês de janeiro, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a conscientização para população em geral sobre a doença. As unidades de saúde estão aptas a atender pacientes com sintomas da hanseníase para o encaminhamento ao Programa Municipal de Hanseníase para conclusão do diagnóstico e posterior tratamento.

“É uma doença infecciosa, contagiosa e crônica, e a população precisa ficar atenta ao surgimento dos sintomas. Com o diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase, evita-se as sequelas irreversíveis e incapacitantes que comprometem as funções laborais. Por isso, é importante procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explica a diretora do NAPS, Kessy Bonicenha Brunetti.

Embora a hanseníase seja uma das doenças mais antigas do mundo, ainda é um problema de saúde pública. Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o Janeiro Roxo como um mês de conscientização e sensibilização a população em geral. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país em número de casos novos diagnosticados, ficando atrás apenas da Índia.

Naps é referência no tratamento

Os pacientes identificados com a doença são direcionados pelas unidades de saúde ao NAPS, onde funciona o Programa Municipal de Controle e Eliminação da Hanseníase, referência para o tratamento da doença.

Instituído na década de 1970, como Política Pública de Saúde, o Programa tem como objetivo a eliminação e controle da doença, alcançando a meta da Organização Mundial da Saúde de 1 caso ou menos de 1 caso/10.000 habitantes.

O compromisso das ações é diagnosticar e curar, identificando adequadamente as necessidades do paciente, atuando com agilidade e eficiência, além de oferecer atendimento qualificado e humanizado aos pacientes, ex-pacientes, familiares, contatos e comunidade.

O programa possui uma equipe multidisciplinar com atendente, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, médico, nutricionista, psicólogo e assistente social. Desenvolve as seguintes atividades: diagnóstico, tratamento e cura; suporte psicológico e social ao paciente e seus familiares; orientação à família e à comunidade; e atividades educativas junto aos profissionais da saúde. Funciona de segunda a sexta-feira, na avenida Governador Bley, bairro Colina, antigo Hospital Talma Pestana.