Central de Ambulâncias da Prefeitura de Linhares realizou mais de 70 mil atendimentos em 2022

O funcionamento é de 24h nos sete dias da semana

A Central de Ambulâncias da Prefeitura de Linhares realizou mais de 70 mil atendimentos em 2022. A média mensal de utilização da frota municipal de saúde chega a 6.000 atendimentos gerais, incluindo ambulâncias, micro-ônibus, vans e outros veículos.

Durante 24h e nos sete dias da semana, os veículos da Central de Ambulância assistem toda a comunidade, da sede e do interior. O atendimento é feito pelo número 156, mas também pode ser acessado pelo 27 3372 3090.

A frota municipal de ambulâncias foi renovada recentemente. Atualmente, são 22 veículos que fazem o transporte de maneira rápida da população que necessita. Um deles é uma UTI Móvel.

As ambulâncias fazem parte de um sistema de simples remoção que garante estabilidade e segurança na transferência e transporte de pacientes, seguindo as necessidades de cada um. Além dos veículos que atendem a rede de saúde, existem aquelas que ficam de plantão no Hospital de Geral de Linhares (HGL).

Os 22 veículos são distribuídos da seguinte forma: 10 para atendimento às unidades de saúde do interior do Município, quatro no Hospital geral de Linhares (HGL), – além da UTI Móvel -, e sete na sede da Central de Ambulâncias no bairro Shell.

De acordo com o diretor de Transportes da Prefeitura de Linhares, Gilmar Salvador, os veículos passam por manutenção periódica e check-list diário dos equipamentos, além de todo um processo de higienização.  “Cuidamos dos detalhes das ambulâncias porque é essencial para um atendimento qualificado”, pontua.

Ônibus Acessível

A Central de Transporte de Saúde, da Prefeitura de Linhares, também possui um ônibus acessível para atendimentos de pacientes cadeirantes para tratamento fora do Município. O ônibus é equipado com ar condicionado, tem capacidade para 32 passageiros, sem limite para quantidade de cadeirantes por viagem. Em média, são atendidos 15 deficientes por mês na Central de Transporte.

Funcionamento

Os veículos são utilizados para transferência de pacientes entre as Unidades Básicas de Saúde, com foco na realização de exames e consultas dentro e fora do Município, bem como procedimentos relativos à hemodiálise, tratamentos oncológicos e atendimento nos distritos do interior do Município.