Salvamar realiza mais de 1,1 mil atendimentos nas praias de Linhares no período de réveillon

Mais de 1.100 banhistas foram atendidos nos balneários de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro, por meio da Operação Salvamar, de acordo com os dados do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Linhares. A ação que segue no litoral do município no decorrer de todo o verão é promovida pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com a corporação.

A ação que segue no litoral do município no decorrer de todo o verão é promovida pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com a corporação. Crédito fotos: Felipe Reis.


Dos 1.148 atendimentos, foram registradas 13 ocorrências de resgate; 3 ocorrências de afogamentos; 46 auxílios a pessoas em perigo; 80 atendimentos relacionados a criança perdida; 96 orientações turísticas; além de 930 orientações preventivas a afogamentos. Segundo a corporação, não foram registrados óbitos.


“Os trabalhos foram muitos positivos para evitar que algum banhista perdesse a vida nas praias de Linhares no período de réveillon. Os guarda-vidas estão preparados para garantir a segurança e proteção dos turistas e veranistas, mas também é preciso redobrar a atenção e o cuidado antes de entrar na água. Por isso, pedimos que as pessoas fiquem sempre atentas as dicas de segurança e fiquem sempre próximas dos postos aonde estão os profissionais para evitar possíveis acidentes no mar”, orientou o 1º Tenente do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Linhares, Victor França Fraga.


Nesta temporada de verão, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, contratou 30 guarda-vidas para atuar nas três praias. Os profissionais trabalham das 8 às 18 horas e possuem treinamento e equipamentos apropriados para possível resgate dos banhistas.


Todos os guarda-vidas fizeram curso de formação de salvamento aquático ministrado por instrutores do Corpo de Bombeiros. Além de treiná-los, a corporação também é responsável pela supervisão do serviço desenvolvido por eles nas praias da cidade.


Confira algumas dicas para curtir o verão nas praias de Linhares:


– Evitar a entrada no mar após fazer uma refeição e/ou ingerir bebidas alcoólicas;
– Ter preferências por comidas leves;
– Evitar deslocar-se muito para o fundo, tendo a água na altura da cintura;
– Respeitar o limite para banhistas;
– Ter cuidado com depressões e bancos de areia;
– Manter sempre as crianças à vista;
– Atenção aos locais apropriados para prática de esporte.