Prefeitura intensifica os trabalhos do Programa Bolsa Família

A Prefeitura de Linhares por meio da equipe da Secretaria de Ação Social intensifica os trabalhos de cadastramento e acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Programa do Governo Federal, Bolsa Família.

O número de vagas disponíveis é baseado na estimativa de famílias pobres que existe em cada município e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de famílias pobres em Linhares é 9.366, ou seja, em 2010 mais 2.652 novas vagas serão abertas.

A Prefeitura realiza constantemente atualização nos cadastros. Uma vez por ano a equipe da Secretaria de Ação Social faz visitas ao interior do município e ainda realiza novos cadastros de famílias que possuem dificuldade em se deslocar até a cidade. Nessas atualizações de cadastros verifica-se a situação financeira da família, se melhorou ou não, se a renda per capita ultrapassar o valor de R$ 140,00, a família perde o direito ao benefício e oferece oportunidade a outra família com a renda menor.
No Programa Bolsa Família existe um índice chamado IGD – Indice de Gestão Descentralizada, que é a média de quatro outros índices, que são: Índice de Validade dos Cadastros, Índice de Atualização de Cadastro, Índice de Condicionalidade de Educação e Índice de Condicionalidade de Saúde. No último semestre de 2008 o índice do IGD de Linhares era de 73% e neste ano atingiu 83%.
A equipe do Bolsa Família trabalhou muito para alcançar esse índice e melhorar o acompanhamento à saúde dos beneficiários, verificou a localização de alunos que não estavam sendo informados sobre sua frequencia por não constarem no sistema. Participou de reuniões e fóruns de intersetorialidade para discussão de estratégias para o programa, principalmente para trabalhar no combate a redução do índice de analfabetismo entre os beneficiários, além de muitas outras ações que buscam atender de forma mais eficaz as famílias.

As pessoas que necessitam do benefício devem procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de seu bairro e conversar com uma assistente social, que irá agendar uma visita para verificar se a família possui o perfil para receber o benefício. Para mais informações é só ligar para o telefone 3372-2115.