No Dia Nacional do Surdo, escolas da Prefeitura atendem a 27 alunos com deficiência auditiva

No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo. A data visa chamar a atenção sobre a inclusão de pessoas com deficiência auditiva e sobre a legislação que garante seus direitos. A Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Educação aumentou do ano passado para este ano, a oferta vagas inclusivas na rede. Em 2016 foram 450 alunos matriculados e neste ano o atendimento subiu para 497, sendo 27 deficientes auditivos, matriculados em 12 Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEF’s e Centros de Educação Infantil Municipal – CEIM’s. Somente na oferta de vagas para crianças surdas, no ano passado foram 19 e neste ano o número subiu para 27 atendimentos.
 
Atualmente o Município trabalha com 10 professores bilíngues, 4 intérpretes, 4 instrutores surdos e 2 monitores educacionais. Um belo exemplo de dedicação é o do estudante de pedagogia Cláudio Eça da Silva, que já atua como professor instrutor surdo na EMEF Castelo Branco, facilitando o ensino da Língua Brasileira de Sinais -Libras. De acordo com a professora bilíngue e intérprete de Libras, Jaqueline Duque, o estudante surdo estuda nas salas regulares – na companhia de alunos ouvintes – com o suporte de um professor intérprete e no contraturno, eles participam de atividades direcionadas em salas de recursos. Para estudantes do 1º. ao 5º. ano da rede municipal de Linhares, essas aulas acontecem na escola Castelo Branco e Cláudio tem a oportunidade de atuar com professor.
 
As instituições de ensino que atendem alunos com deficiência auditiva em Linhares são: EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho (1), EMEF Professora Efigênia Sizenando (3), EMEF Castelo Branco (11), CEIM Geny Ribeiro de Souza (1), EMEF Elza Roni Scarpat (1), EMEF Cid Adalberto dos Reis (1), EMEF Ângelo Recla (1), EMEF Adelson Del?Santo (1), EMEF Samuel Batista Cruz ? Caic (1), CEIM Enock de Freitas (2), CEIM José Cândido Durão (2), EMEF Dinorah A. Rodrigues (2).