Maio Laranja: Assistência Social promove ações para alertar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes de Linhares

Você sabe o que caracteriza o crime de violência infantil? Abandono, negligência, trabalho infantil, agressão física, psicológica e moral, além de abuso sexual, são situações que qualquer cidadão pode ficar atento e tomar uma simples atitude que pode salvar a vida de uma criança: denunciar, anonimamente, no Disque 100 ou pelos Conselhos Tutelares de Linhares nos telefones: 3264-3277, 3264-3154, ou ainda nos celulares 99857-7964/99856-7562, que funcionam 24 horas.

As denúncias podem ser feitas no Disque 100 ou pelos Conselhos Tutelares de Linhares nos telefones: 3264-3277, 3264-3154, ou ainda nos celulares 99857-7964/99856-7562, que funcionam 24 horas. Fotos: Felipe Tozatto.

Para alertar sobre a importância do tema ‘Abuso e Exploração Sexual Infantil’, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social vai promover diversas ações de conscientização e prevenção a violação sexual com a campanha Maio Laranja, que tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade quanto à importância de denunciar os crimes contra as crianças e adolescentes de Linhares. As atividades serão desenvolvidas nos dias 17 e 18 deste mês. (confira programação no final da matéria).

Ainda que a maioria da população silencie, os números alertam para essa mudança de atitude. De acordo com os dados da secretaria municipal de Assistência Social, em 2019 foram registrados 76 denúncias contra os menores. Em 2020, este número reduziu para 56 denúncias, ou seja, 20 a menos do que em 2019. Já de janeiro a abril de 2021, os Conselhos registraram 27 denúncias relacionadas a essas práticas. 

O número de denúncias poderia ser maior., na avaliação da secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim. “Infelizmente, sabemos que a violência contra nossas crianças é cotidiana e enraizada em muitas famílias e ambientes. Porém, é preciso que a sociedade entenda que isto é crime, não educa e ainda acarreta marcas que elas levarão para toda sua vida”, disse.

De acordo com o Art. 227 da Constituição Brasileira, além da família e do Estado, é dever da sociedade garantir às crianças, entre vários direitos, a preservação delas contra a negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

“As crianças são o nosso futuro, elas precisam ter exemplos positivos e ter a integridade, física e psicológica, respeitada. Por isso, desejamos que essa campanha chegue até as pessoas e que possam se conscientizar da importância da proteção e dos cuidados com as crianças, fazendo as denúncias”, destacou a gerente do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Milla Pião Moreira.

A campanha ‘Maio Laranja’ é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com os sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do município, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, e conta com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA e dos Conselhos Tutelares das Regiões I e II.

ANONIMATO – O anonimato do denunciante é a essência do Disque Denúncia 100. As denúncias garantem que os casos possam ser devidamente apurados e as crianças vítimas sejam salvas em tempo, bem como que os agressores sejam presos.

“O anonimato do canal Disque 100 é, justamente, para que a pessoa se tranquilize, porque nem ela e nem o número telefônico vão ser identificados, isso nem sequer vai ser perguntado. Então em todo e qualquer local que haja algum indício de que a criança esteja sendo violada, não importa a forma, as pessoas precisam denunciar”, enfatizou a secretária de Assistência Social

Ainda de acordo com a Luciana, o denunciante precisa ter conhecimento sobre as informações do que possa estar acontecendo antes de denunciar. É importante saber informar o local, quem é a vítima, em qual família está acontecendo a irregularidade e ter dados mínimos para que os servidores do Disque Denúncia 100 possam formular a denúncia no sistema.

SINAIS DE VIOLÊNCIA – Barulhos incomuns na residência, criança com aparência física e emocional abalada, são alguns dos aspectos que devem ser observados e denunciados, além de quando há conhecimento de agressões, trabalho infantil, abusos sexuais e quaisquer outros tipos abusos.

“Além da agressão física, a verbal, a psicológica e a sexual são pontos que caracterizam o crime, como previsto no estatuto da criança. Qualquer ação que seja exagerada, gritos excessivos, algum tipo de lesão que não seja do dia a dia, mas que seja um hematoma, por exemplo, tudo isso precisa ser observado e denunciado. Não só no aspecto comprovado (no qual verifique-se que teve um crime), mas também em ações preventivas, para que as forças de segurança possam investigar”, afirmou Milla Pião Moreira.

Confira abaixo a programação

Segunda-feira (17/5)

9h – Encontro para dialogar com os profissionais da UPA Infantil de Linhares sobre o atendimento social a criança e ao adolescente vítima de violência sexual.

O encontro será ministrado pela secretaria municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, e a gerente do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Milla Pião Moreira.

Terça-feira (18/5)

7h30min – Panfletagem nos sinais do centro, Lagoa do Meio e Movelar

8h – Circulação de carro de som pelas ruas do distrito de Bebedouro

9h – Circulação de carro de som pelas ruas do bairro Nova Esperança

19h30min – Live para reforçar sobre a rede de atendimento e os sinais de violência nas crianças e adolescentes que são violentadas sexualmente. A live será transmitida no instagram do Cantarolar: @cantarolar_linhares.