Agricultores de Linhares recebem mudas de seringueira

Aliar diversificação de renda e uma boa alternativa para atender à legislação ambiental e preservar o meio ambiente. É com essa visão que o Governo do Estado e a Prefeitura de Linhares realizam na próxima sexta-feira (22) a entrega de 11.500 mudas de seringueira a agricultores da região.

O evento será realizado na Universidade Aberta do Brasil, no bairro Novo Horizonte, a partir das 10 horas, e faz parte do Programa Integrado de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba – o Probores.

O programa tem como objetivo ampliar o plantio de seringueira no estado em 75 mil hectares até 2025. Para este ano, o Governo do Estado já adquiriu 350.000 mudas a serem distribuídas a agricultores do Espírito Santo.

Apesar de a seringueira ser de origem brasileira, o país importa hoje cerca de 70% do látex consumido nas indústrias nacionais, o que torna a produção atrativa comercialmente e com uma grande expectativa de mercado consumidor. Assim, é vista como potencialmente interessante na diversificação agrícola, servindo como uma nova fonte de renda ao homem do campo.

Além disso, com a expansão da cultura, o Probores objetiva contribuir para a proteção do remanescente da Floresta Atlântica, minimizar os danos do "efeito estufa" pelo sequestro de carbono atmosférico e melhorar as condições físico-química do solo e a infiltração de águas pluviais.

Participarão do evento o Prefeito de Linhares Guerino Zanon, o Secretário Estadual de Agricultura Enio Bergoli, e o Secretário Municipal de Agricultura Dalziso Armani.