Prefeitura realiza serviço de poda de árvore na sede e no interior de Linhares

Por medida de segurança, a fim de evitar problemas na rede elétrica – o que resulta na interrupção do fornecimento de energia ou casos mais graves, como incêndios – além de garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas que transitam nas vias públicas, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos realiza, nesta semana, serviços de poda de árvores na sede e no interior do município.

Nesta segunda-feira (12), as equipes da pasta realizam a poda de árvores nos bairros Linhares V, Novo Horizonte e na estrada de acesso a Brejo Grande, além da remoção de raiz na calçada da Unidade de Saúde do BNH. A ação, que terá continuidade no decorrer da semana também em outros bairros, tem o objetivo, inclusive, de desobstruir a iluminação pública do local e garantir mais segurança aos moradores dos bairros.

Durante as intervenções de poda, e para garantir a segurança dos motoristas, ciclistas e pedestres, as vias são sinalizadas e interditadas parcialmente. Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, os moradores não são autorizados a realizar a poda de árvores localizadas em calçadas e demais espaços públicos.

“A nossa gestão tem a preocupação de manter o equilíbrio entre a natureza e as necessidades da população, e isso não é tarefa fácil, porém, é necessária. E nossas equipes têm atendido os bairros de todas as regiões da cidade, em uma programação rotineira. Todo o trabalho de rua é acompanhado por supervisores e, eu mesmo, acompanho os resultados alcançados”, destacou o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

Conforme o secretário, a programação semanal e o roteiro das ações são discutidos e planejados na semana anterior pelos técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, contemplando, inclusive, as demandas que chegam através do telefone (27) 3372 2117. O secretário informa ainda que, em casos de emergência, como acidentes automobilísticos, chuvas e ventos fortes ou outro tipo de ocorrência que envolva alguma espécie de árvore, são atendidas quase que imediatamente após a comunicação chegar à central de serviços da Secretaria.

Solicitação de poda

Os moradores também podem solicitar o serviço de poda de árvore junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Basta se dirigir à sede da Secretaria e preencher um formulário. Depois de registrada a ocorrência, profissionais da pasta e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos vão ao local e fazem uma avaliação e, se for confirmada a necessidade de poda, o serviço é agendado automaticamente para a mesma semana ou, no máximo, para a semana seguinte. Moradores não são autorizados a fazer poda de árvores localizadas em calçadas e outros locais públicos.