Prefeitura reforma e amplia HGL e constrói mais 12 leitos de UTI para pacientes Covid-19

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal da Saúde, voltou a ocupar 10 leitos de UTI de atendimento exclusivo à Covid-19 em Linhares. No total, são 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 25 de enfermarias.

Além disto, o Município constrói outros 12 leitos de UTI, numa parceria com o Governo do Estado, que também serão exclusivos para pacientes graves diagnosticados com a Covid-19. O HGL é uma unidade de referência do Estado para pacientes com a doença.

“Seguindo a orientação do prefeito Guerino Zanon, devido ao aumento no número de casos em Linhares, estamos reativando leitos exclusivos de UTI e de enfermaria para possibilitar atendimento às pessoas que precisem de assistência hospitalar e finalizando a construção de outros 12 leitos de UTI, que neste primeiro momento também serão exclusivos para pacientes diagnosticados com a doença”, afirma o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles.

Referência para moradores de Linhares e de municípios vizinhos, o HGL está passando por ampla reforma e ampliação, numa parceria do Município de Linhares e o Governo do Estado do Espírito Santo. Fotos: Secom/Felipe Tozatto

O secretário enfatiza que a melhor prevenção para este momento é que a população reforce as medidas de cuidados adotadas desde o início da pandemia. “A Prefeitura de Linhares não tem medido esforços para disponibilizar atendimento à população, mas precisamos que as pessoas evitem aglomerações, pratiquem o distanciamento social e mantenham os protocolos sanitários, principalmente a higienização das mãos e utilização de máscara, pois a disponibilidade de leitos na rede hospitalar é limitada”, disse.

Investimentos no HGL

Referência para moradores de Linhares e de municípios vizinhos, o HGL está passando por ampla reforma e ampliação, numa parceria do Município de Linhares e o Governo do Estado do Espírito Santo.

A reforma contemplará diversos setores da unidade como enfermarias, UTI, centro cirúrgico, centro de recuperação pós anestésica, emergência adulto, clínica cirúrgica e clínica médica.

O HGL passa por uma completa reestruturação, que inclui a climatização, revisão do sistema de gases, revestimento dos pisos com manta vinílica, recuperação das instalações hidráulica e elétrica, substituição do telhado e impermeabilização das lajes.  Além disso, o hospital ganhará nova ambientação e fachada.

Outros 12 leitos de UTI são construídos em parceria com o Governo do Estado exclusivos para pacientes de Covid-19.

A diretora-geral do HGL, Maria Bernadeth Braz. Destaca que as obras de reforma e ampliação irão contribuir para desafogar o pronto-socorro da unidade hospitalar, garantindo mais agilidade e fluidez nos atendimentos.

“Essa obra vai humanizar mais o atendimento. O profissional que aqui trabalha terá mais condições de atender bem o paciente”, destacou.

Legado Pós-pandemia

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressalta que as ações adotadas pela Prefeitura no enfrentamento ao novo coronavírus deixarão um legado importante para a saúde pública de Linhares, principalmente em sua rede hospitalar com a entrega da reforma e ampliação do HGL.

“São mudanças significativas, como a criação de 45 leitos de UTI e Enfermaria no Hospital Geral de Linhares, que continuarão em pleno funcionamento quando a crise da Covid passar, para serem utilizados em tratamentos clínicos e cirúrgicos”, explica o prefeito.

As mudanças também passam pela rede de atendimento, como a implantação de Unidades de Referência, aquisição de equipamentos hospitalares e a contratação de mais profissionais para atuar em diversas unidades de saúde.

“E este legado não está restrito apenas à estrutura física. Também está ligado à capacitação dos nossos profissionais de saúde, refletindo nos atendimentos aos cidadãos”, complementa Guerino.