Secretária de Saúde entrega certificados de Pós-graduação em APS para profissionais de Linhares

"Vocês fazem parte da mudança na história da saúde pública do estado do Espírito Santo". Com esta frase a secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolin de Souza, definiu a formatura dos 192 profissionais de saúde das microrregiões Linhares e São Mateus do curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde.

De Linhares, receberam o certificado 47 profissionais – entre médicos, enfermeiros e dentistas. O evento aconteceu no Teatro Pitágoras, no bairro Araçá, e contou com a participação do secretário estadual de Saúde, Anselmo Tozi, e de diversos secretários municipais das cidades contempladas com o projeto.

Para Sônia Dalmolin os profissionais qualificados pelo curso de Atenção Primária à Saúde irão contribuir para a organização da urgência e emergência da saúde pública capixaba. "Estamos capacitando nossos profissionais para que a população tenha atendimentos de qualidade", destacou a secretária.

Ela citou os investimentos que a Prefeitura de Linhares realiza no setor de saúde e destacou a construção de duas unidades da Saúde da Família que são construídas nos bairros Jardim Laguna e Interlagos (atrás do CAIC).

"Trabalhamos para a expansão da Atenção Primária à Saúde e pelo fortalecimento dos Programas de Saúde da Família em nosso município", disse Sônia.

O secretário estadual de Saúde, Anselmo Tozi, relatou os inúmeros investimentos realizados pelo Governo do Estado e destacou a ampliação e modernização do Hospital Estadual Central que hoje possui 100 leitos e capacidade para realizar 20 cirurgias por dia. Ele também disse que a SESA trabalha para oferecer mais 1.300 vagas para profissionais de saúde no Curso de Especialização em APS no próximo ano.

"Este hospital está contribuindo para desafogar os grandes hospitais do Estado, como o HGL, por exemplo. Concluímos também a reforma do Hospital Estadual de Atenção Clínica e estamos construindo o novo Hospital Dório Silva que possui 33 mil metros quadrados", disse Tozi.

O Curso de Especialização em APS

O Curso de pós-graduação em Atenção Primária a Saúde é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e instituições de ensino superior.

O curso é destinado para todos os 5.250 profissionais com nível superior envolvidos nas Equipes de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde, dos 78 municípios capixabas.

Ao todo serão investidos R$ 40 milhões, até 2011. O Curso faz parte da Política Estadual de Qualificação dos Profissionais de Saúde, lançada em 2008 que, por sua vez, é um dos projetos estruturantes da Sesa na "Expansão e Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde".

O processo de qualificação profissional pretende alcançar, gradativamente, todos os níveis técnicos e gerenciais da rede de serviços. Para isso, os recursos financeiros usados serão viabilizados exclusivamente pelo Estado.

Os 192 profissionais formados pelo curso compõe a microrregião São Mateus, com os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro canário, Pinheiros e Ponto Belo. E a microrregião Linhares com os municípios de Aracruz, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama.

Informações para a Imprensa
Alexandre Araújo – 27 3372 1829 / 9812 9658