Teatro leva orientações sobre educação financeira para alunos da Emef Jerônimo Monteiro, no BNH

Ensinar desde cedo a lidar com o dinheiro e formar consumidores conscientes. Foi com essa proposta que a equipe do Procon de Linhares esteve na Emef Jerônimo Monteiro na manhã desta terça-feira, dia 14 de março, promovendo uma peça teatral sobre educação financeira para os alunos da unidade de ensino, localizada no bairro Novo Horizonte.


Durante o encontro, os alunos e servidores da escola também receberam cartilhas com orientações voltadas sobre os direitos dos consumidores, dicas de como inserir a educação financeira na comunidade e na vida familiar, além de informações chamando atenção para a importância da educação para o consumo.


A professora do 5º ano matutino da Emef Jerônimo Monteiro, Andreia Bissoli, destacou que a ação do Procon na escola foi muito gratificante, pois conseguiram transmitir a mensagem sobre o consumo consciente e os direitos do consumidor de forma lúdica, onde os alunos puderam interagir.


“Acredito que é possível mudar a realidade em que vivemos através das nossas crianças por meio da educação, assim como a ação em que foi desenvolvida hoje na nossa escola. Tenho certeza que os alunos irão chegar em casa e passar para seus familiares o que aprenderam sobre o consumo consciente e os direitos do consumidor. Foi uma grande oportunidade para os nossos alunos ampliarem a consciência sobre a importância da responsabilidade social e ambiental na hora de consumir”, comentou a professora.


A iniciativa faz parte das ações educativas que são realizadas pelo Procon de Linhares na Semana do Consumidor. “A ação teve o objetivo de ensinar os alunos a lidar com o dinheiro desde cedo, reconhecer seu valor e importância, além de manejá-lo de forma consciente para que eles consigam atingir os seus objetivos”, frisou o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza.


Ação na Semana do Consumidor


Na Semana do Consumidor, o Procon de Linhares, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, promove várias ações com atividades voltadas à educação financeira, orientações relacionadas sobre os direitos dos consumidores e prestação de serviços.


Conforme a programação, nesta quarta-feira, dia 15 de março, quando é celebrado o Dia do Consumidor, a equipe do órgão vai realizar uma ação com orientações diversas aos consumidores e distribuição do Código de Defesa do Consumidor (CDC) relas pelas e avenidas do Centro da cidade, a partir das 8 horas.


Já o encerramento da Semana do Consumidor será com os idosos assistidos no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Cruz. Na oportunidade, os vovôs e vovós irão participar de uma palestra com o tema “Educação Financeira e sua Importância na Terceira Idade”. A ação terá início às 8 horas e será realizada em parceria com a equipe do projeto Vivenciarte.