Após cheia do Rio Doce, 33 famílias desabrigadas voltam pra casa e rio chega a 2,29 metros

Depois de dias consecutivos de elevação do nível do Rio Doce, com registro de alagamentos em algumas regiões do Município, as 33 famílias do bairro Olaria que tiveram que sair de casa por causa dos alagamentos, retornaram para seus imóveis nesta segunda-feira (3). Durante este período, cerca de 96 pessoas foram acolhidas no Ginásio Poliesportivo ‘Leandro Arpini’, no bairro Conceição. Neste espaço todos receberam alimentação e acompanhamentos psicológico e de assistentes sociais.

O nível do Rio Doce que chegou a atingir 5,68 metros voltou a ficar abaixo da cota de alerta de 3,30 metros. Na tarde desta segunda-feira (3) a régua já media 2,29 metros.

Mesmo com o tempo firme as equipes da Defesa Civil continuam monitorando pontos críticos, principalmente no interior como Degredo e Povoação. Além do monitoramento, o grupo realiza vistorias às áreas de riscos e visitas às comunidades para orientação a população e como elas devem agir e quais os canais acionar em casos de alerta e situações adversas.

Prontidão

A Defesa Civil Municipal de Linhares segue monitorando as condições do Rio Doce e mantém um esquema de plantão 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos de possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.

Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.