Prefeitura entrega nova ambulância para atendimento 24 horas na Unidade de Saúde de Bebedouro

Visando melhorar ainda mais os serviços prestados à população de Linhares, a secretaria municipal de Saúde (Semus) entregou na tarde desta segunda-feira, dia 03, uma nova ambulância para os pacientes referenciados na Unidade de Saúde do distrito de Bebedouro. O novo veículo vai atuar 24 horas na assistência em saúde dos moradores da região. O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, do vereador Gelson Suave, diretor de transportes da Semus, Gilmar Salvador, lideranças comunitárias e servidores.

O objetivo é melhorar a remoção de pacientes com agendamento programado pela unidade de saúde para tratamento eletivo de hemodiálise, câmara hiperbárica, quimioterapia, radioterapia, fisioterapia e outros casos de urgência, além daqueles que apresentam grau de dependência física, como acamados, cadeirantes, com mobilidade reduzida e impossibilidade de acesso aos transportes coletivos.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressaltou a importância do trabalho das equipes de saúde do Município e de qualificar as condições de atuação. “A excelência do serviço publico municipal se faz através do trabalho dos nossos servidores, que estão trabalhando dioturnamente em prol da saúde da nossa população. Evidentemente que esse serviço só é prestado com melhores condições de trabalho e equipamentos. Ficamos extremamente felizes e agradecidos com os servidores pela sua dedicação e por receber mais esse equipamento para reforçar o trabalho da saúde em Linhares”, frisou.

Para o secretário de saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meireles, esse é mais um passo na assistência aos pacientes que integram a rede básica de saúde do Município. “Quando falamos em melhoria do sistema de saúde, pensamos logo em humanização, e isso se faz melhorando o atendimento e ampliando os serviços”, disse ele.

Lurdiana Barbosa é moradora do bairro e ficou feliz em ver a nova ambulância na unidade. “Essa ambulância é um avanço no atendimento para nossa comunidade. Sempre fui muito bem atendida pela equipe médica da prefeitura e sabendo que temos agora uma ambulância 24 horas, isso me deixa ainda mais feliz e tranquila”, ressaltou.

O presidente da associação de moradores de Bebedouro, Carlos Menine, também comemorou a conquista. “Esta é uma antiga reivindicação da comunidade e estamos felizes por sermos atendidos. Esta gestão permite que o diálogo com a comunidade aconteça, atendendo assim nossas demandas prioritárias. Em nome da comunidade agradeço muito a prefeitura”, frisou.

Central de Transportes

A Central de Transportes da secretaria de Saúde atua em regime 24 horas, contando agora com uma frota de 25 ambulâncias, sendo uma UTI, 36 carros, 3 microônibus e 3 vans para atendimento da população, e 102 motoristas.

Desde 2017, houve mais de 6.500 deslocamentos para o tratamento de usuários por meio das ambulâncias para fora do município. Já as viagens feias com os ônibus da Central são mais 60 mil atendimentos por ano. A Central fica localizada na Avenida Prefeito Samuel Batista Cruz, BR-101, próximo a Pianna Rural, no bairro Shell. O telefone é o 156.

Critérios

Para ter acesso ao transporte eletivo, o usuário deve ser morador de Linhares, apresentar disfunção da mobilidade, realizar acompanhamento em uma das 35 unidades de saúde do município, ter procedimentos ou consultas agendadas em instituições vinculadas ao SUS e ter quadro clinico compatível com o tipo de transporte ofertado pela Central.