Estudantes da Prefeitura visitam fazenda de cacau pela primeira vez

Aos 10 anos de idade, a estudante Júlia Salomão Natali conheceu pela primeira vez uma fazenda de cacau. Ela e outros 80 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dinorah Almeida Rodrigues, no bairro São José, estiveram visitando a Fazenda São Luiz, na estrada de Povoação. É ali que é produzido o melhor cacau do Brasil e um dos 18 melhores do mundo. O lugar não poderia ter sido melhor escolha para a Júlia e os amigos celebrarem este 26 de março: o Dia do Cacau. A ação, organizada pelas secretarias municipais de Agricultura e Educação, garantiu uma aula de história e cultura aos estudantes. Não custa lembrar que o cacau é um dos grandes responsáveis pela economia e o desenvolvimento de Linhares.

"Eu fiquei impressionada por todo o processo pelo qual passa o cacau até se transformar no chocolate. O mais incrível para mim foi a secagem que demora cerca de sete dias até perder toda a água e também a tecnologia que é aplicada para que a amêndoa seja valorizada pelo mercado nacional e internacional. Aqui é um lugar muito bonito e estou bastante feliz em poder conhecer um pouco mais da história de Linhares e do cacau", destacou Júlia. Aliás, a estudante não perdeu a oportunidade de provar a amêndoa do cacau junto aos demais colegas. "É doce e bem saborosa", complementou.

Durante o passeio, as crianças conheceram mais de perto parte da história de Linhares, que tem no fruto o seu símbolo, devido sua abundância e o grande legado econômico, marco do desenvolvimento da cidade. O cacau, inclusive, faz integra um dos símbolos oficiais do Município: a bandeira de Linhares e o brasão oficial do Município. Na fazenda São Luiz, guiados pelo proprietário do local, Emir de Macedo Gomes Filho, eles conheceram todo o processo de manejo do fruto, desde o plantio até o beneficiamento da amêndoa que produz o melhor chocolate do Brasil. 

Também durante a visita, Emir garantiu explicações de ordem agrícola, histórica e econômica sobre as lavouras que dão origem ao chocolate, além é claro de sanar a curiosidade dos pequenos. "Estou extremamente feliz e emocionado em receber crianças que nunca visitaram uma fazenda de cacau e que, a partir de agora, serão multiplicadores da sua importância para a economia, desenvolvimento e cultura de Linhares", destacou o produtor que integra a terceira geração de uma família que tem raízes fincadas na história do cacau.

A diretora da escola, Melina Pinheiro, pontuou que desde o ano passado os estudantes aprendem em sala de aula sobre a história e a importância do cacau para Linhares. No desfile cívico do ano passado em que a Prefeitura celebrou os 100 anos da introdução do fruto no Município, a escola apresentou na avenida o concurso Rainha do Cacau. "Ficamos lisonjeados em participar deste momento e o que os estudantes levam do dia de hoje é conhecimento", frisou.

O secretário de Agricultura Franco Fiorot também participou do encontro. Ele destacou que o passeio foi de extrema importância também, além do conhecimento do agronegócio e da história, para a conscientização ambiental dos alunos. "Muitas de nossas lavouras de cacau são desenvolvidas no sistema conhecido como cabruca, que é o plantio em remanescentes da mata atlântica, o que muito tem contribuído para a preservação deste ecossistema. Sabedores dessa importância nós desenvolvemos um programa que irá revitalizar as produções cacaueiras de Linhares, o que vai contribuir com o produto, com o meio ambiente, com o desenvolvimento, com diversas áreas", afirmou o secretário.

Revitalização de áreas produtoras
No início do mês, o prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou o programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, que dentre as ações previstas, fará a distribuição de 100 mil mudas para os pequenos produtores da cultura no Município. A iniciativa visa incentivar a renovação de pequenas lavouras e combater pragas e doenças.  A meta é retomar produção local afetada por doenças e estiagem prolongada.

Dados
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, a área cultivada com cacau no Estado é de aproximadamente 22 mil hectares e o município de Linhares destaca-se como maior produtor estadual, com uma área cultivada de 18.600 hectares, envolvendo aproximadamente 900 propriedades rurais distribuídas principalmente às margens do Rio Doce. O município de Linhares é responsável por 85% da produção de cacau capixaba.