Prefeitura de Linhares adere ao programa Cidade Empreendedora

Elaborado pelo Sebrae, programa vai contribuir para que o município atue com soluções estratégicas para fomentar o setor econômico, além de criar melhores condições para o favorecimento do empreendedorismo

Desenvolvido em oito etapas de implementação, que preparam os municípios para gerar emprego, renda e oportunidades de negócios, o programa promove a capacitação de funcionários, estímulo à vocação do Município e impulso aos negócios locais. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, participou na manhã desta sexta-feira, dia 30, de uma reunião de nivelamento do Programa Cidade Empreendedora que o Sebrae, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), disponibilizam para soluções estratégicas ao Município, para fomentar a implantação de políticas públicas e que impactam diretamente na manutenção e crescimento do setor econômico. Neste momento, o projeto está na fase de elaboração do diagnóstico.

Para Guerino, o Cidade Empreendedora é uma iniciativa que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades. “Esta é uma ação que estava sendo discutida há bastante tempo e que vai agora permitir aprimorar uma série de serviços públicos em prol do cidadão. Vale destacar, também, que um dos focos principais do programa é melhorar significativamente a gestão empreendedora da Prefeitura, e que vai trazer resultados efetivos no atendimento à população”, disse o prefeito.

Desenvolvido em oito etapas de implementação, que preparam os municípios para gerar emprego, renda e oportunidades de negócios, o programa promove a capacitação de funcionários, estímulo à vocação do Município e impulso aos negócios locais.

A adesão de Linhares junto ao programa, além de contribuir para desenvolver um ambiente de negócios mais próspero em toda a cidade, tem como objetivo auxiliar na melhoria da própria gestão na Prefeitura. Ou seja, em um ambiente que favoreça também o crescimento de ações empreendedoras.

Para isso, o programa conta com o fornecimento de soluções estratégias e ações práticas com base em eixos básicos e distintos, entre eles: Desburocratização; Compras Governamentais; Inovação; Inclusão Produtiva; Liderança e território; Educação Empreendedora; Sala do Empreendedor; e Projetos Especiais.

O Cidade Empreendedora será coordenado pela Secretaria de Finanças e Planejamento, da Prefeitura de Linhares, junto ao Sebrae. 

Conjunto de ações

O Cidade Empreendedora faculta a cada município um número de moedas (créditos), que os permitem adquirir um conjunto de soluções junto ao programa, que em Linhares terá validade de dois anos, especificamente até dezembro de 2022.

O superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, pontuou que o programa visa apoiar e unir poder público, entidades empresariais, empreendedores e cidadãos na articulação e no desenvolvimento de ações que contribuam com o desenvolvimento econômico local.

“Linhares é um dos municípios mais promissores do Estado que tem um processo de desenvolvimento grande e muito bem organizado, com um ambiente de negócio muito propício. Entendemos que esse programa vem para abrilhantar o que está sendo feito em Linhares, uma oportunidade de juntos avançarmos ainda mais, principalmente no desafio do desenvolvimento da micro e pequena empresa. É uma grande oportunidade de conectar a pujança do desenvolvimento, muito atraído pelas médias e grandes empresas, conectando às micros e pequenas empresas”, disse o superintendente.

O gerente de micro e pequenas empresas da Aderes, Paulo Barbosa, parabenizou a participação de Linhares no projeto. “O Governo do Estado abraçou esse projeto com a finalidade de não simplesmente tornar as cidades empreendedoras, mas um Estado empreendedor. Esse projeto é um dos mais importantes que já vimos dentro do Sebrae, porque ele não só trabalha a capacitação do empreendedor, mas a gestão pública. A proposta de fazer a integração da Prefeitura com o empreendedor, isso é fundamental, e também do polo industrial que Linhares tem com a cadeia produtiva que é o pequeno empreendedor”, ressaltou Barbosa.

Soluções contratadas

Além das soluções básicas disponibilizadas pelo programa, a Prefeitura também vai desenvolver as ações no município com a contratação de seis soluções verticais.

Em Linhares, a adesão junto ao programa vai focar em cinco soluções estratégicas básicas, no qual cada município recebe ao aderir ao programa. São elas: Liderança; Praça do Empreendedor; Compras Públicas; Desburocratização e Educação Empreendedora.

Além das soluções básicas disponibilizadas pelo programa, a Prefeitura também vai desenvolver as ações no município com a contratação de seis soluções verticais. São elas: Aceleradora de MEI; Programa de Desenvolvimento voltado às Mulheres; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP); Plano de Desenvolvimento Econômico; Plano Municipal de Turismo e Plano de Marketing da Cidade.

Para o vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, o programa vai fortalecer e ampliar ainda mais as ações empreendedoras para o crescimento do município. “São ações que pretendem melhorar constantemente o ambiente econômico de Linhares, tornando-a cada vez mais uma cidade favorável ao empreendedorismo, bem como promover o desenvolvimento econômico sustentável a longo prazo”, diz.

Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico de Linhares, Luiz Fernando Lorenzoni; secretário de Finanças e Planejamento, Valdir Massucatti; secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fabrício Lopes; secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot; assessor especial de Gestão da Secretaria de Finanças, Josemar Gatti Lorencini; assessor Técnico da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Werliton Machado; o diretor de Cultura José Augusto Muleta; o diretor de Atendimento do Sebrae, José Eugênio Vieira; Gerente da Agência Regional do Sebrae Linhares, Carla Bortoluzzo; o Analista da Regional Sebrae Linhares, Wilson Marchiori.