No Dia do Cacau, estudantes de Linhares visitarão fazenda onde é produzido o melhor fruto do Brasil

O Dia do Cacau, comemorado na próxima segunda-feira (26), será especial para 80 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Dinorah Almeida Rodrigues, do bairro São José. Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e de Agricultura, eles conhecerão a fazenda São Luiz onde é produzido o melhor fruto do Brasil e reconhecido no mercado internacional como o Cacau Excelência sendo classificado entre os melhores 18 do mundo no Salão de Chocolate de Paris de 2017, considerado o Oscar do chocolate. O cacau linharense foi o único brasileiro classificado para a etapa mundial. O proprietário da fazenda é o cacauicultor Emir de Macedo Gomes Filho.

Durante o passeio, as crianças conhecerão parte da história de Linhares, que tem no fruto o seu símbolo, devido sua abundância e o grande legado econômico, marco do desenvolvimento da cidade. O cacau, inclusive, faz integra um dos símbolos oficiais do Município: a bandeira de Linhares. Na fazenda São Luiz, eles conhecerão todo o processo de manejo do fruto, desde o plantio até o beneficiamento da amêndoa que produz o melhor chocolate do Brasil. Também durante a visita, o anfitrião fará explicações de ordem agrícola, histórica e econômica sobre as lavouras que dão origem ao chocolate, além é claro de sanar a curiosidade dos pequenos.

Para a secretária municipal de Educação a iniciativa é um importante mecanismo de aproximar o pequeno cidadão com a sua história, além é claro de mostrar a importância econômica da agricultura para nossa região além do cacau como fruto símbolo da pintora primitivista Nice Avanza, tendo suas telas reconhecidas internacionalmente. "O cacau é o nosso símbolo e este contato entre os estudantes e uma lavoura do produto é importante para descrever a nossa história e mostrar o nosso potencial que já expandiu as fronteiras internacionais e é motivo de orgulho para todos. Além disto, eles conhecerão um pouco mais da história cultural do cacau por meio da nossa pintora primitivista Nice", destacou Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

Franco Fiorot secretário municipal de Agricultura, destaca que o passeio será importante também, além do conhecimento do agronegócio e da história, para a conscientização ambiental dos alunos. "Muitas de nossas lavouras de cacau são desenvolvidas no sistema conhecido como cabruca, que é o plantio em remanescentes da mata atlântica, o que muito tem contribuído para a preservação deste ecossistema. Sabedores dessa importância nós desenvolvemos um programa que irá revitalizar as produções cacaueiras de Linhares, o que vai contribuir com o produto, com o meio ambiente, com o desenvolvimento, com diversas áreas", afirmou o secretário.

Revitalização de áreas produtoras
No início do mês, o prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou o programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, que dentre as ações previstas, fará a distribuição de 100 mil mudas para os pequenos produtores da cultura no Município. A iniciativa visa incentivar a renovação de pequenas lavouras e combater pragas e doenças.  A meta é retomar produção local afetada por doenças e estiagem prolongada.

Dados
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, a área cultivada com cacau no Estado é de aproximadamente 22 mil hectares e o município de Linhares destaca-se como maior produtor estadual, com uma área cultivada de 18.600 hectares, envolvendo aproximadamente 900 propriedades rurais distribuídas principalmente às margens do Rio Doce. O município de Linhares é responsável por 85% da produção de cacau capixaba.