Linhares reduz número de casos de dengue e Saúde orienta que cuidados contra o Aedes Aegypti sejam mantidos

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares registrou uma queda de 50% no número de casos de dengue confirmados no município nas últimas quatro semanas.

Desde o início do ano, Linhares já registrou 11.840 casos da doença, 540 seguem em investigação. Os bairros que lideram o ranking de mais casos confirmados são Interlagos: 2.175, Aviso: 1.085, Bebedouro: 844, Planalto: 822 e Canivete: 623.

A queda no número de casos se dá, segundo o diretor de Vigilância Ambiental, Aguinaldo Bernardo, principalmente, pela falta de chuva e o trabalho de combate à doença que vem sendo feito pela vigilância.

“Com a diminuição das chuvas associado ao trabalho dos agentes, de casa em casa, o carro fumacê e os cuidados que a população vem tomando, com o trabalho de mobilização desenvolvido, contribuem para queda no número de casos”, explica Aguinaldo.

Apesar da diminuição nos registros de casos, a secretária de Saúde, Sonia Dalmolin, alerta que os cuidados com a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem ser mantidos.

“O combate à dengue é responsabilidade de toda sociedade e precisa ser contínuo, não pode parar, não podemos descuidar, mesmo com os resultados positivos. Não podemos esquecer que a melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, destaca Sonia.

Prevenção ainda é o melhor remédio

– Evitar o acúmulo de lixo e entulhos;

– Deixar sacolas e recipientes com lixo fechados;

– Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados;

– Remover a sujeira das calhas e ralos;

– Não deixar pneus com água e em lugares descobertos;

– Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo;

– Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água;

– Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas;

– Manter vasos sanitários sem uso fechados;

– Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana;

– Esticar lonas para não formar poças;

– Lavar os recipientes de água dos animais uma vez por semana;