Pequenos negócios de Santa Cruz e Interlagos começam a ser mapeados pela prefeitura

Em busca de conhecer melhor os pequenos empreendedores locais para oferecer a eles qualificação específica, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, se juntou à Faceli – Faculdade de Ensino Superior de Linhares – e à Famol – Federação de Associações de Moradores de Linhares, e iniciou um grande cadastramento de negócios de bairro.

Desde segunda-feira (28), estudantes do curso de administração da Faceli estagiam visitando empreendedores de bairro para captar informações sobre eles. Além de identificar o empreendedor, sua área de atuação, endereço de trabalho e endereço de residência, os estagiários ainda conversam sobre formalização com os entrevistados, expondo as vantagens de estar legalizado.

Na última sexta-feira (25), aconteceu a primeira reunião de apresentação do projeto à comunidade no bairro Santa Cruz. Em seguida, na segunda-feira, foi a vez do bairro Interlagos receber a equipe do "Empreendedor Local" em uma reunião na associação de moradores. Em ambos os bairros, o cadastramento já começou.

"Às vezes as pessoas querem empreender e não sabem como começar. A associação de moradores está aqui para ajudar a comunidade e não poderia estar de fora de um projeto tão importante", explica Pedro Mendes Basques, presidente da Associação de Moradores do bairro Interlagos.

Empreendedores e estagiários avaliam projeto positivamente

Dona Marta Borges Santos tem 57 anos e trabalha há 30 vendendo comida na rua. Começou vendendo pipoca e agora tem um conhecido carrinho de churrasquinho em uma esquina da Rua Duque de Caxias, no bairro Interlagos. Ela recebeu os agentes do projeto "Empreendedor Local" na tarde desta quarta-feira (30). "Com esse cadastro eu passo a receber diversas oportunidades. Já pensou se eu resolvo diversificar meus negócios? Já sei que vou ter apoio para isso", afirma dona Marta.

Os agentes que estão cadastrando os empreendedores locais são alunos do curso de administração da Faceli. As equipes de cadastramento trabalham visitando negócio por negócio nos bairros atendidos, conversando, conhecendo e oferecendo ajuda aos pequenos empresários. "Estou colocando a teoria na prática. Lidar com pessoas é o que eu mais gosto", conta a estudante do 5º período, Érica Altoé de Souza Soares, de 22 anos.

Érica estagia no projeto "Empreendedor Local" como agente no bairro Interlagos. "É estimulante ir além da sala de aula. Percebo que tudo que aprendi lá se aplica aqui, na rua. Estamos ajudando pessoas", explica.

Aviso será terceiro bairro a ser mapeado


Nesta segunda-feira (4), o projeto será apresentado aos empreendedores do bairro Aviso. A reunião acontecerá às 19h na associação de moradores do bairro, na Avenida Paraná, 130. O cadastramento no bairro começa em seguida.

Informações para a imprensa:
Ramon Luz – Ramon.luz@linhares.es.gov.br
Secom – 3372-1829 / 9 9915-0810