Projeto de inclusão da Biblioteca de Linhares ganha prêmio de incentivo à leitura

Um projeto de inclusão com pessoas idosas desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Linhares ganhou o prêmio boas práticas de incentivo à leitura. A premiação é uma iniciativa de Fundação Renova em parceria com a Sapion Nova Educação. A festa de premiação aconteceu no último dia 30 de novembro na cidade de Mariana em Minas Gerais.

O prêmio tem o objetivo de reconhecer as ações voltadas para a dinamização das bibliotecas participantes do projeto. No total, foram submetidas 33 ações por bibliotecas públicas do Espírito Santo e Minas Gerais, divididos em três categorias: Incentivo à Leitura, Biblioteca Inclusiva e Gestão e Responsabilidade Social.

A equipe de profissionais da Biblioteca Pública Municipal de Linhares começou a participar do projeto em 2020. Os profissionais Stefferson Correia Braga, Elaini Cristina Giuberti e Carla Durão Marques participaram da capacitação oferecida pela iniciativa por dois anos e inscreveram um projeto em cada categoria. Linhares venceu o de inclusão com o projeto Idosos On.

“Nossa participação culminou em um investimento de R$ 210 mil reais em equipamentos para nossa biblioteca, depois participamos de outro treinamento que originou o prêmio Boas Práticas, no qual nós deveríamos inscrever projetos nas áreas de incentivo à leitura, inclusão e responsabilidade social e gestão. Inscrevemos três projetos, um em cada categoria, e conseguimos o primeiro lugar na categoria inclusão com o Projeto Idosos On, onde levamos a tecnologia para a terceira idade, fazendo-os conhecer e manusear tablets, smartphones, computadores, entre outros meios eletrônicos não tão íntimos das pessoas com essa idade”, afirmou Stefferson Correia Braga.

Ele disse ainda que essa ação ajuda as pessoas idosas a transformar a solidão em inclusão social, junto não só a sociedade, mas também a seus parentes, aproximando-os com a ajuda da tecnologia.

Os vencedores garantiram prêmios que incluem troféus, viagens e equipamentos eletrônicos. Além da premiação, os profissionais das bibliotecas públicas aproveitaram uma programação especial que incluiu uma apresentação da atriz e poetisa Elisa Lucinda, apresentação do coral “Cantando Sonhos” e palestra com a Professa Silvani Diniz.