Dezembro Vermelho:  Unidades Básicas de Saúde intensificam testagem para HIV

Durante todo o mês de dezembro as ações de combate à Aids serão intensificadas nas 35 Unidades Básicas de Saúde da Secretaria de Saúde de Linhares. O objetivo é incentivar as pessoas a realizarem a testagem rápida que detecta a doença e fazer o encaminhamento dos casos positivos para tratamento.

A ação faz parte do Dezembro Vermelho, uma campanha instituída por lei para mobilizar a população contra o vírus HIV, e chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

 “Neste mês intensificamos a prevenção em todas as unidades de saúde, mas o combate a doença é realizado durante todo ano, incentivando às pessoas a realizarem os exames que detectam as IST’s e realizarem tratamento quando necessário”, pontua Wendryo Januth, diretor da Estratégia de Saúde da Família.

A secretária de Saúde Sonia Dalmolin destaca que “Prevenir é sempre a melhor saída. A Aids é uma doença muito grave que precisa ser combatida e é por meio da conscientização das pessoas que podemos reduzir o número de infectados com o vírus”, destacou.

As ações são voltadas para intensificar as testagens para HIV, mas também serão feitos, na oportunidade, os testes para sífilis e as hepatites A e B. Além das Unidades de Saúde, o Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), também oferece os testes rápidos para detecção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

O tratamento é feito gratuitamente no Naps.