Ministério da Saúde avalia ações da Secretaria de Saúde para concessão de Selo de Boas Práticas para Eliminação da Sífilis

A Secretaria de Saúde de Linhares recebe entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro uma equipe do Ministério da Saúde para visita técnica e avaliação dos instrumentos de combate a sífilis e sífilis congênita, a fim de validação de ações para Certificação do Município de Linhares Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis.

Os técnicos da Equipe Nacional de Validação (ENV) analisam as iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde no fortalecimento de ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes e crianças.

A diretora Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps) Kessy Bonicenha Brunetti, disse que o município já tem o Selo Prata de Boas Práticas Ruma a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e agora busca a certificação de combate à sífilis. Kessy acredita que o município está preparado para receber mais este selo.

“Por monitorar e avaliar constantemente as nossas ações, temos a segurança em solicitar o selo, sabendo que os nossos serviços estão enquadrados dentro dos critérios da certificação. O trabalho é feito com qualidade por uma equipe com um olhar sensível para as necessidades e que passam por contínuas capacitações. Por isso estamos confiantes”.

 “O empenho da equipe é grande para se chegar a um estágio como o de solicitar um selo de boas práticas. Acreditamos que o selo será concedido pelos resultados que o município tem apresentado”, reforça Sonia Dalmolin, secretária de Saúde de Linhares.

Abrindo os trabalhos, a equipe do Ministério da Saúde se reuniu na tarde desta segunda-feira (30), com membros da Secretaria de Saúde para apresentação do panorama epidemiológico, funcionamento/organização da rede de saúde, as ações e serviços voltados para prevenção da doença e os principais avanços e desafios.

Nesta terça-feira (31) a equipe visitará as Unidades Básicas de Saúde do bairro Planalto e do Caic no Interlagos, bem como outras visitas solicitadas que são requisitos adicionais para checagem. Na quarta (01), último dia da visita, acontece a reunião de encerramento com representantes da Secretaria de Saúde Municipal e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).