Escola faz resgate de história do Farias envolvendo alunos, família e comunidade

A Emef Professora Efigênia Sizenando, no Córrego Farias, emocionou a comunidade com o projeto “Resgatando a História do Farias”. O objetivo foi criar uma ligação mais forte entre as gerações e valorizar as tradições locais, bem como promover a participação da família e a comunidade na escola.

O projeto envolveu aulas temáticas, entrevistas, pesquisas, oficinas de história oral, exposição de pinturas, desenhos, museu com objetos e tecnologias que fizeram parte das gerações passadas, tanto na agricultura quanto no lar, no uso diário em suas residências, além de linha do tempo com fotografias de antigos alunos e moradores do Farias, danças folclóricas e desfile étnico-racial com todas as etnias que fazem parte da comunidade local.

O pedagogo Werlles Faustino informou que o projeto não apenas enriquece o currículo dos estudantes com conhecimento histórico valioso, mas também cria um ambiente de aprendizado que incorpora a participação ativa da comunidade, unindo gerações em torno de um objetivo comum: preservar e celebrar a herança cultural do Córrego Farias.

“O sucesso do projeto será medido pela profundidade da conexão estabelecida entre os alunos e a história do Farias, bem como pela valorização das tradições locais dentro da comunidade escolar. O impacto positivo dessas iniciativas contribuirá para um ambiente de aprendizado mais enriquecedor e culturalmente diversificado”, disse o pedagogo.

O projeto contou com o envolvimento de todos os servidores da escola, além de moradores da localidade.