Abertas inscrições para curso sobre promoção da saúde de adolescentes e jovens do Ministério da Saúde

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB (Nesp/UnB), em parceria com o Ministério da Saúde, está com inscrições abertas para o curso gratuito à distância sobre “Estratégias de empoderamento de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, o Javu. São 1.500 vagas para professores da rede pública de ensino (do 6ª ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio) dos municípios que aderiram ao Programa Saúde nas Escolas (PSE).

As inscrições podem ser feitas pelo preenchimento de um formulário eletrônico disponível no link https://questionarios.unb.br/index.php/676461?lang=pt-BR e no site javu.unb.br e terá duração de 180 horas. A certificação será realizada pela Universidade de Brasília.

O curso apresenta um conteúdo centrado nos jovens e adolescentes e em temas que permeiam o ambiente escolar, como: prevenção às violências, inclusive no namoro; álcool e outras drogas; direitos sexuais e reprodutivos; gênero e outros. A partir da imersão na formação, os professores terão acesso à Topografia Javu (TopJavu), um mapeamento da rede de serviços de apoio e proteção à juventude nos municípios participantes.

Como será o curso?

Desenvolvido na modalidade de extensão e no formato EaD com tutoria, o ambiente de aprendizagem virtual, o material didático e o TopJavu foram criados pensando especificamente na temática do curso. A equipe de conteudistas, tutores e técnicos do projeto é multiprofissional e conta com pedagogos, sanitaristas, enfermeiros, comunicadores sociais, advogados, assistentes sociais, dentre outros.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas é só enviar email para javu@fs.unb.br.