Professor de Matemática de escola da Lagoa do Meio cria balança com materiais recicláveis para ensinar equações

As aulas de Matemática dos 7° anos da Emef Elza Roni Scarpati, no bairro Lagoa do Meio, têm sido divertida e os estudantes têm aprendido na prática sobre equações no Laboratório de Matemática montado com o auxílio deles. Para deixar a atividade ainda mais atrativa, o professor Hercules Smarçaro Marchiori usou para confecção de balanças materiais recicláveis.

O professor explica que tanto a evolução quanto a modernização da sociedade atingiram o ambiente escolar. Hoje, as crianças são diferentes das do século passado e a informação é mais rápida e acessível, além das crianças serem mais questionadoras e investigativas.


“As várias metodologias e recursos, em especial o uso de um laboratório de Matemática, por sua essência lúdica ou o trabalho com material concreto, são utilizados com o objetivo de aumentar a eficácia do ensino e de desenvolver no aluno o senso crítico, o pensamento improvável e dedutivo, a capacidade de observação, de investigação e interação”, comentou Hércules.


O professor, reforçou ainda, que para dar início ao estudo de equações do 1° grau, o docente deve ser bem cauteloso a fim de que a resolução delas não se torne algo exaustivo e mecânico, com frases decoradas, como “passa pra lá com menos”, sem que haja compreensão verdadeira do conceito por trás desses automatismos.

“Uma boa sugestão é realizar a aplicação da balança de pratos no estudo de equações. Dessa forma propus aos alunos a construção de uma balança com materiais reciclados e propus a ideia de igualdade e desigualdade de forma prática. Utilizando a balança e pequenos objetos ou até mesmo recortes com os valores é possível montar a equação algébrica e fazer as manipulações necessárias para chegar ao resultado”, concluiu.