Prefeitura reforça sinalização de vagas de estacionamento para deficientes e idosos

A prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Trânsito – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, continua investindo no reforço da sinalização viária do Município, principalmente nas vagas de estacionamento exclusivas para deficientes e idosos.

Nesta sexta-feira (12), as ações estiveram concentradas em uma das principais avenidas do Centro da cidade, a Nogueira da Gama. Durante a ação, os agentes de trânsito auxiliaram os motoristas para uma melhor organização do trânsito.

“Nosso objetivo é oferecer um trânsito mais humanizado e garantir principalmente o direito de quem mais precisa, que são os idosos e pessoas portadoras de deficiências. Além disso, o trabalho também contribui para ter uma melhor efetividade da fiscalização, uma vez que a sinalização está 100% eficaz”, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Douglas Simplício.

Douglas reforça que o número de vagas destinadas a idosos e deficientes no Município obedecem às orientações estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Contran estabelece a destinação de 5% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por idosos e a obrigatoriedade de 2% para serem utilizadas exclusivamente por veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção.

O que fazer para emitir o cartão de deficiente e idoso para ter direito o uso da vaga?

O deficiente que ainda não tem o cartão para ter o direito do uso da vaga, deve procurar a Associação dos Deficientes de Linhares – ADEFIL, localizada na Rua João Gama, no bairro Interlagos.

Já o cartão do idoso, deve ser emitido no Departamento Municipal de Trânsito, localizado na Avenida João Felipe Calmon, no Centro da cidade. O cidadão deve ter 60 anos de idade completo.

A emissão do cartão é feita gratuitamente.

Multa

Estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial, rende multa gravíssima com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e punição de R$ 293,47.