Prefeitura de Linhares investe em sala de recursos para alunos com altas habilidades

A Prefeitura de Linhares vai inaugurar nesta segunda quinzena do mês de agosto um novo serviço a ser prestado aos alunos matriculados na rede municipal: uma sala de recursos para Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação. O projeto piloto, da Secretaria Municipal de Educação, funcionará na Emef Samuel Batista Cruz, no bairro Interlagos, e os estudantes serão atendidos no contraturno escolar.

Até agora, 17 estudantes já foram identificados, após um longo processo de observação, e outros estão em processo de investigação, sendo avaliados aspectos como grau acima da média, além de comprometimento e criatividade. O projeto teve início no mês de julho, realizando os atendimentos às famílias e entrevistas dos alunos indicados pelos professores da escola.

Conforme direcionamento do Ministério da Educação (MEC), são considerados superdotados e talentosos as pessoas que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade como: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criador ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes visuais; dramáticas e música; e capacidade psicomotora.

Os alunos que apresentarem indicativo acima da média na área de exatas serão inseridos nas oficinas de robótica que serão ministradas em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Nas demais áreas de identificação os educandos também receberão atendimento, e o AEE está buscando parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) para o atendimento de alunos com aulas de violão e de canto.

A especialista em Altas Habilidades, Andréa Azevedo de Sá Reis, também responsável pela equipe de implantação da sala de recursos, e a professora Regina Célia Monteiro Lima, estão à frente dos atendimentos.

Andréia explica que quando o aluno é identificado com indicativo de Altas Habilidades ele necessita de suplementação, ou seja, ter seu currículo enriquecido e o AEE realiza esse planejamento para atender, acompanhar e desenvolver as atividades que visam potencializar suas habilidades.

“Desta maneira, o educando também passa a reconhecer suas habilidades acima da média e seu comportamento muda e, muitas vezes, aprende a lidar melhor com suas emoções. Diante disso, a escola e a família ganham com o desenvolvimento do educando em todo o processo do ensino e aprendizagem e da sua formação de vida, como sujeito integrante de uma sociedade, a qual ele pode contribuir com seu talento”, concluiu Andréa.