Seminário de Enfrentamento a Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente, lota auditório

A programação foi realizada sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Creas.

Foram parceiros no movimento as igrejas católicas e evangélicas, associações de moradores, polícias civil, militar e federal, todas as secretarias municipais, todas as escolas públicas e particulares, estudantes universitários, sindicatos e outras instituições não governamentais.

De acordo com Geovana Mariot, coordenadora municipal do Creas, o evento tem como objetivo levar informação para a sociedade. "Quando a população conhece e identifica casos de abuso sexual, a tendência é ocorrer um aumento do número de denúncias e, consequentemente, a proteção dessas crianças", relata.

A coordenadora afirma ainda que a violência sexual é fato antigo, o que mudou foi a conscientização da sociedade, e por isso o número de denúncias tem aumentado.

Após a cerimônia oficial houve a entrega de premiação aos vencedores do concurso de Frases e Redação sobre a exploração sexual infantil. O concurso foi promovido pelo Creas, e envolveu crianças e adolescentes atendidos pelos Cras – Centros de Referencia e Assistência Social, do Creas, do Peti e do Pro-Jovem Adolescente.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, o presidente da Câmara Municipal, Ivan Salvador Filho, e o Promotor da Vara da Infância e Juventude, Diego Castilho, fizeram a entrega da premiação. Os vencedores foram:

Categoria A (desenho)

1° lugar – Vanderlane Lopes do Nascimento – Cras Interlagos
2° lugar – Thiago Pereira de Souza – Cras Bebedouro
3° lugar – Alexia Lima Neves – Cras Bebedouro

Categoria B (frases)

1° lugar – Luana Corrêa Cardoso – Cras Interlagos
2° lugar – Valdeir Santos de Oliveira – Projeto Meninos da Terra
3° lugar – David de Jesus Santos – Projeto Renascer – Cras Interlagos

Categoria C (frases)

1° lugar – Fabíola Donateli Diniz – Projovem – Cras Interlagos
2° lugar (empate) – Ketlleyn Gregório dos Reis – Projovem – Cras Interlagos e Daniela Ricardo Conceição – Projovem – Cras Interlagos
3° lugar – Weverton Ferreira – Projovem – Cras Interlagos