Diretores da rede municipal terminam curso com foco na gestão das escolas

Formar diretores com foco nas gestões pedagógica, de resultados educacionais, participativa e de recursos físicos e financeiros foi o objetivo do Curso de Formação Continuada de Gestores, encerrado na última quarta-feira, 30, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte. Após oito meses de formação, 32 profissionais concluíram o processo.

De acordo com uma das responsáveis pela formação, Iracema Hofman de Souza, os inscritos trabalharam seis módulos a fim de desenvolver diversas competências dos profissionais. O intuito era melhorar a qualidade do ensino por meio da melhoria da gestão escolar. "Para promover uma educação de qualidade é necessário que os profissionais adquiram diversas competências do processo de gestão, que é justamente o que o curso propõe", explicou a formadora.

Ainda segundo Iracema, ao final do curso e com base nos instrumentos de autoavaliação e avaliação aplicados durante a formação, os diretores tiveram que elaborar e propor um plano de melhorias do processo de gestão das escolas onde atuam. A secretária Municipal de Educação, Regina de Cássia Cardozo Pedroni, participou do encerramento e destacou a importância do Centro de Formação da Secretaria de Educação para o município e para a capacitação dos profissionais da rede.

"Fico muito feliz por fazer parte de uma gestão que tem um setor como o Centro de Formação. Os profissionais são altamente capacitados para formar outros profissionais. O melhor disso é que eles são profissionais do próprio município, ou seja, nós não precisamos trazer formadores de outros locais porque o município tem essa competência", analisa Regina Pedroni.

Conteúdo dos módulos trabalhados durante o curso:

Módulo I

Como o as competências e padrões de qualidade orientam o trabalho do gestor?

Módulo II
Como desenvolver a gestão dos serviços e recursos físicos e financeiros na escola?

Módulo III
Como desenvolver os processos e práticas de gestão orientados para assegurar o acesso, permanência e o sucesso da aprendizagem dos educandos?

Módulo IV
Como desenvolver os processo e práticas do Ensino Público?

Módulo V
Como prover a gestão de resultados educacionais com vista nos indicadores de qualidade?

Módulo VI
Como aplicar o planejamento estratégico nas escolas?