Linhares avança no sistema de tratamento de água das escolas do campo

Em Linhares, um importante passo foi dado nas escolas localizadas no campo: a Secretaria Municipal de Educação (Seme) deu início à instalação do sistema de tratamento de água em sete unidades de ensino: as EMUEF Santa Rosa; Fazenda Thesouro; Santo Hilário; Paulo André; a EMPEF Palhal; a EMPEI Paulo Damião Tristão da Purinha; e o CEIM Vila Regência. Antes, estas escolas eram abastecidas pela Prefeitura de Linhares com água potável e, para beber e preparar as refeições, era fornecido água mineral.

A Prefeitura realizou a contratação de empresa especializada para instalação dos equipamentos do sistema de tratamento de água. A nutricionista da Secretaria de Educação de Linhares, Lorena Santos Teixeira, pontuou que a água é um insumo imprescindível para a vida humana e, especialmente nas escolas, é utilizada no consumo dos alunos, na preparação da alimentação escolar e higienização dos utensílios e do ambiente.

“A instalação do sistema de tratamento de água representa uma importante conquista, pois a oferta de água potável no ambiente escolar é fundamental para a segurança alimentar e nutricional dos alunos durante a permanência em sala de aula”, frisou a nutricionista.

Lorena destacou, ainda, que, trata-se de um projeto-piloto que poderá ser estendido para as demais escolas do campo que não possuem água tratada, – que hoje utilizam o sistema de abastecimento de água alternativo (poço artesiano/cacimba) e recebem da Prefeitura água mineral para consumo e preparação dos alimentos -, conforme preconiza o Anexo XX, da Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 5, de 28 de setembro de 2017.