Social: Prefeitura de Linhares realiza 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Proporcionar melhor qualidade vida para os idosos linharenses e debater os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, são alguns dos objetivos da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Linhares, que aconteceu nessa quarta-feira, 29, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte.


Na abertura do evento, a melhor idade de Linhares teve um atendimento especial, com aferição de pressão arterial, glicemia capilar, medição de peso e altura para cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). Além de orientações sobre hipertensão, diabetes, o uso correto de medicamentos e como prevenir quedas. Assistiram ainda as apresentações do coral Brasilitá, com músicas italianas e o coral dos Meninos da Terra. 


A Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria de Assistência Social preparou uma programação os idosos do município. Durante todo o dia eles irão assistir palestras que com temas sobre os direitos dos idosos, discutir sobre a inclusão desse grupo na sociedade e como eles devem ser tratados. Para isso serão formados grupos temáticos que também irão apresentar novas propostas a serem trabalhadas e ainda haverá eleição dos delegados para a 3ª Conferência Estadual.


"Essa conferência é uma demonstração da nossa preocupação como prefeitura pelo idoso de nossa cidade. O que ele representou e representa para município. Linhares é o primeiro do Estado a sair na frente em discutir e aplicar políticas públicas para o idoso. A prefeitura tem investido na terceira idade com diversos programas. Queremos avançar mais. Vamos alcançar o direito e o respeito para esse cidadão linharense em todo o município, na área urbana e no interior. Essa Conferência também mostra os direitos desse linharense", disse o secretário de Assistência Social, Ivan Salvador.


Outro objetivo importante é a mobilização da população não só quanto ao respeito à pessoa idosa, mas também quanto à realidade que o Brasil vive, para a conquista ao envelhecimento da sua população com dignidade. Como se preparar para isso – essa é uma das questões abordadas na conferência.


Para a linharense, Zilméia Maria Gomes, de 65 anos, a Conferência é mais uma ação que irá ajudá-la a saber sobre os seus direitos e melhorar ainda mais sua vida . "É uma oportunidade única proporcionada pelo prefeito. Se nós procurarmos aproveitar vamos melhorar muito a nossa qualidade de vida. Além de alertar sobre o que já temos e não está funcionando legal", afirmou.


Os idosos que participaram da Conferência ganharam um kit montado pela Secretaria de Assistência Social com o Estatuto do Idoso, Regimento Interno e ações da PML em prol do idoso linharesnse, para melhor acompanhar o evento e se interarem dos seus direitos.


A 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Linhares está prevista para encerrar às 18 horas.  Os participantes receberão certificados no final do evento.