Chuvas: Defesa Civil Municipal orienta moradores de São Rafael sobre áreas de risco

Apesar de ser uma cidade de planície, o município de Linhares conta com uma área de montanha: a região de São Rafael. Com o período chuvoso e previsão de precipitações volumosas para os próximos dias, a Defesa Civil Municipal – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – orienta os moradores das regiões montanhosas quanto aos cuidados preventivos e sinais de perigo.

Nessa quinta-feira (21), membros da Defesa Civil Municipal se reuniram com moradores do distrito de São Rafael e região para informá-los sobre as áreas de risco mapeadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM): uma de inundação e outra de deslizamento. Apesar do alerta, não há alteração na região, conforme a Defesa Civil Municipal.

Além do alerta, o órgão orientou a comunidade quanto aos procedimentos a serem tomados diante de uma situação de risco; bem como os sinais de mudança na estrutura das edificações ou do entorno, que podem provocar acidentes em decorrência da chuva. Na ocasião, a Defesa Civil cadastrou as famílias que moram próximas às áreas de risco de inundação e deslizamento.

“A qualquer sinal de mudança no cenário da edificação ou do entorno, como surgimento de água barrenta, trincas e fisssuras em paredes e pisos, árvores e postes inclinados, o cidadão deve ligar imediatamente para o plantão da Defesa Civil Municipal ou para o Corpo de Bombeiros”, alerta o diretor da Defesa Civil Municipal, Antônio Carlos dos Santos.

Conforme Santos, fora do período chuvoso, os cuidados preventivos também devem ser aplicados, como a não ocupação de áreas de morros ou próximas a encostas; e preservação da vegetação de encostas, que auxilia na contenção dos morros e da água. Isso evita a desestabilização e o processo de erosão das encostas.

“Antes de iniciar uma construção próxima à área de encosta, é importante que o morador procure a Defesa Civil para consulta, pois muitas ocorrências de deslizamento têm origem na ação humana e não somente de acidentes naturais, visto que, no momento que se constroi uma edificação, barrancos são cortados para escavação e retirada da vegetação, o que provoca erosão e desmoronamento. Também é comum ampliar a edificação mais próxima à encosta”, destaca Santos.

Ainda, os moradores devem evitar o corte de taludes; e a destinação irregular de lixo doméstico, entulho ou água da chuva diretamente na encosta. Diante de qualquer incidência de risco, a Defesa Civil Municipal deve ser acionada no telefone (27) 99983 5661, que funciona 24 horas, ou o Corpo de Bombeiros, através do 193.