Dengue: Prefeitura cria salas de hidratação nas 35 unidades de saúde de Linhares

Após a aquisição de quase 28 mil testes que detectam a dengue, zika ou chikungunya, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, fortalece as ações de combate com a dengue com a criação de salas de hidratação que funcionam em todas as 35 unidades de saúde do Município, dos bairros e do interior.


O serviço tem como objetivo reforçar o combate ao Aedes aegypti e melhorar o atendimento da população. Os pacientes com sintomas de dengue, primeiro, passam por uma triagem. Os casos suspeitos são encaminhados para a sala de hidratação, e caso haja necessidade o paciente é encaminhado para o Hospital Geral de Linhares (HGL).


“O objetivo é atender a demanda, que está aumentando por causa dos casos suspeitos, e trazer agilidade e o padrão de conduta no manejo clínico, com as condutas corretas”, afirma a secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolim de Souza.


A orientação é que pessoas com sintomas de dengue procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Duas unidades de saúde funcionam também aos sábados e domingos, que são as UBS’s de Planalto e Bebedouro.


Os atendimentos no Hospital Geral de Linhares (HGL) devem ocorrer, prioritariamente, para os casos em que a pessoa apresentar manchas roxas ou alteração da capacidade visual ou do nível de consciência. Após o atendimento na Unidade de Saúde, caso haja necessidade, o paciente é encaminhado para o hospital.


Dedicação

Neste momento, Linhares conta com equipes de agentes de combate a endemias dedicados a combater o Aedes aegypti em ações de fiscalização, educativas e de busca por focos do mosquito. “Pedimos a todos que os recebam, que ouçam as suas orientações”, ressaltou a secretária de Saúde.


Sônia Dalmolim destacou que mais de 80% dos focos de dengue estão nas residências, portanto, a única forma de eliminar criadouros do mosquito é com a participação ativa da população. “É uma solicitação que a gente faz para conter a questão da dengue”, afirmou a gestora da pasta.


Testes
Os testes estão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: Planalto, Bebedouro, Caic (Interlagos), Interlagos II, Santa Cruz, Canivete, Aviso, Lagoa do Meio, Três Barras e São José.


Em todos estes locais, profissionais de saúde foram capacitados para fazer os exames. Com uma gota de sangue é possível saber, em 20 minutos, se a pessoa tem uma destas doenças, o que agiliza o tratamento e recuperação do paciente, além de nortear a necessidade de investigar outras patologias, caso o teste rápido dê resultado negativo.


Casos Confirmados
Destaca-se que desde o início do ano, Linhares já registrou três mortes por dengue e um quarto óbito em decorrência da doença está em investigação. Até o momento, são 3.929 notificações da doença com 2.303 mil pacientes com diagnóstico positivo, sendo que deste total 18 com estágio grave da doença, além de outros 505 que estão em investigação aguardando resultado.


Os bairros campeões de casos são, por ordem: Interlagos (2 casos graves), Santa Cruz (2 casos graves), Planalto (2 casos graves), Conjunto Juparanã (4 casos graves), Aviso, São José (1 caso grave), Nova Esperança, Novo Horizonte (2 casos graves), Conceição (1 caso grave), Araçá (1 caso grave), Linhares V (1 caso grave), Movelar e Centro (2 casos graves).