Preci: ciclo de palestras contra as drogas vai atender 900 alunos de Linhares

As aulas da sexta etapa do Programa de Resistência e Cidadania (Preci) vão atender 900 alunos do 5º ano de 14 escolas da rede municipal de ensino de Linhares, neste primeiro semestre de 2023. Desde sua primeira edição, o Preci já formou 4,7 mil estudantes no Município. O Programa é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Desde sua primeira edição, o Preci já formou 4,7 mil estudantes no Município. Fotos: Kevyn Fracalossi.


Conforme a programação, neste primeiro semestre, as atividades são desenvolvidas com os alunos das EMEF’s: Antônio Fernandes de Almeida, Profª Mª da Penha Pazito Ventura e Profª Mª Aparecida Lavagnoli (ambas no Interlagos), Roberto Moreira (Araçá); Prefeito Roberto Calmon (Aviso); Castelo Branco (Centro); Eliana Correa Pinafo (Bebedouro); Efigênia Sizenando (Farias); Orozimbo Leite (Guaxe); Manoel Martins (Pontal do Ipiranga); Urbana Penha Costa (Povoação); Ângelo Recla (Rio Quartel); Baixo Quartel (Baixo Quartel); além da CEMEIF Alcides Marinato (Bagueira).


Os encontros do Preci são marcados por aulas teóricas e práticas, além de tarefas em casa, com o apoio das famílias, e uma redação final para que possam expressar de forma escrita sobre suas experiências e sobre o aprendizado adquirido junto ao Programa. Além das aulas, são ministradas palestras por especialistas, tanto para os alunos como para os familiares durante todo o período do curso.


“Nosso objetivo é continuar trabalhando com a prevenção e conscientização para que as crianças e adolescentes que são atendidas pelo programa não venham sofrer com as consequências causadas pelas drogas, tanto lícitas, quanto ilícitas. Além disto, o Preci é uma importante ferramenta de cidadania e inclusão social”, reforçou a coordenadora do Preci, Jaciane Légora.


Implantado em 2018, o Preci tem o objetivo de ensinar as crianças e adolescentes sobre como resistir às drogas, preservar o patrimônio público e a tomar decisões responsáveis que contribuem com a segurança no trânsito. O Preci é regido por agentes da Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito.


Confira abaixo o dia em que cada escola vai receber as equipes do Preci neste primeiro semestre: