Prefeitura de Linhares realizará testes rápidos de dengue, zika e chikungunya em 10 unidades de saúde

Além das 10 UBS’s, os testes estarão disponíveis no HGL, UPA Infantil e Vigilância Epidemiológica

Com uma gota de sangue é possível saber, em 20 minutos, se a pessoa tem uma destas doenças, o que agiliza o tratamento e recuperação do paciente, além de nortear a necessidade de investigar outras patologias, caso o teste rápido dê resultado negativo.

Preocupada com o aumento de casos de dengue na cidade de Linhares, a Prefeitura reforçou o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma das ações é a realização do teste rápido em pacientes com suspeita da doença.

Para essa iniciativa, a Prefeitura investiu na compra de 27.900 mil testes rápidos para detectar dengue, zika e chikungunya. O material será distribuído entre 10 unidades de saúde: Planalto, Bebedouro, Caic (Interlagos), Interlagos II, Santa Cruz, Canivete, Aviso, Lagoa do Meio, Três Barras e São José.

Além das 10 unidades de saúde, os testes também estarão disponíveis no Hospital Geral de Linhares (HGL), na UPA Infantil 24 horas, no bairro Shell, e na Vigilância Epidemiológica, que fica na sede da Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina.

Em todos estes locais, profissionais de saúde estarão capacitados para fazer os exames em todos os 13 pontos definidos pela secretaria municipal de Saúde. A realização dos testes começará na próxima segunda-feira, dia 6 de março.

Com uma gota de sangue é possível saber, em 20 minutos, se a pessoa tem uma destas doenças, o que agiliza o tratamento e recuperação do paciente, além de nortear a necessidade de investigar outras patologias, caso o teste rápido dê resultado negativo.

“A Prefeitura tomou a decisão de colocar testes rápidos em 10 unidades de saúde de regiões estratégicas porque observamos que a rápida confirmação acelera as ações de controle. É importante que a Secretaria saiba que o paciente está com dengue e, assim, acione os agentes de vigilância, que farão visitas à residência do paciente com diagnóstico positivo e aos vizinhos, como ação de bloqueio à transmissão na área”, explica a secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolim de Souza.

O teste rápido é uma estratégia importante de prevenção da dengue porque o poder público consegue atuar com mais precisão nas regiões onde há maior incidência da doença. Iniciar essa ação antes do período de grande incidência da doença, ajuda a bloquear a transmissão e reduzir os riscos de epidemia.

O mapeamento das áreas de maior incidência e a identificação de pontos estratégicos serão utilizados para a definição das estratégias de prevenção como a programação de visitas quinzenais em comércios de sucatas e potencial acúmulo de água parada, aplicação de larvicidas, instalação de armadilhas e conscientização da população em relação a importância da limpeza de quintais, uma vez que mais de 80% dos focos do mosquito está dentro das próprias residências.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, reforçou a importância da mobilização e das estratégias de enfrentamento ao Aedes. “A grande virada de página que precisamos fazer em relação ao controle do vetor, ao cuidado com as pessoas que têm dengue, ocorre na ampla rede formada pelos nossos agentes de endemias, profissionais de saúde e estrutura de unidades de saúde. Estamos todos mobilizados em passar por esse momento de alta incidência de casos, mas precisamos da ajuda e da consciência dos moradores em fazer a sua parte”, ressaltou o prefeito.

Número de Casos

A dengue anda preocupando as autoridades de saúde do Município. Atualmente, Linhares registra 856 casos confirmados da doença e 462 em investigação aguardando resultados, sendo que os bairros Planalto, Interlagos e Santa Cruz são os campeões em número de casos. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 485%.

O dado que mais alarma as equipes de agentes de endemias: mais de 80% dos focos do mosquito está dentro das residências.

Mais de 15 mil domicílios foram visitados somente no mês de fevereiro.