Profissionais da Educação de Linhares participam do seminário nacional Educar Pra Valer, no Ceará

evento aconteceu na cidade de Sobral no estado do Ceará, com foco na implementação de políticas educacionais e equidade para benefício dos estudantes da rede municipal de educação.

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Linhares (Seme) participaram nos dias 30 de junho e 01 de julho do seminário nacional Educar Pra valer. O evento aconteceu na cidade de Sobral no estado do Ceará, com foco na implementação de políticas educacionais e equidade para benefício dos estudantes da rede municipal de educação.

Durante o seminário, foram discutidos os três pilares que compõem o sistema de gestão educacional de Sobral: avaliação, acompanhamento e formação; e como esses mesmos pilares podem fazer parte da gestão educacional das diversas outras cidades que participarão da ocasião.

Sobral se tornou referência no âmbito da educação após realizar um levantamento detalhado na educação local nos anos 2000, constatando um quadro preocupante: infraestrutura precária, má formação dos professores e estudantes avançando nos anos escolares sem saber ler e escrever, o que atingia quase 50% dos alunos entre 7 e 8 anos.

A partir desses dados, a Prefeitura adotou um novo plano de gestão educacional com foco na erradicação do analfabetismo, na redução da evasão escolar e na valorização dos professores. Priorizou os investimentos no setor e conseguiu, assim, se tornar a melhor rede de educação básica pública do país, comprovada pelo principal indicador nacional de qualidade, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Representado a Seme de Linhares, a secretária municipal de Educação, Maria olimpia Dalvi Rampinelli explica a importância da sua participação no seminário nacional Educar Pra Valer. “Esse evento com foco na alfabetização na idade certa, em Sobral, cidade modelo em alfabetização de crianças até os 7 anos de idade, tem tido uma grande relevância para todos os municípios que possuem parceria com o Programa Educar pra Valer da associação Bem Comum, já que traz novos meios de melhorarmos a educação da rede de ensino de Linhares”, disse.

“O evento ainda reforça as políticas necessárias para que essa ação venha se efetivar na prática, promovendo a alfabetização das crianças. Além da formação de professores, o foco permanente no acompanhamento do desenvolvimento educacional a avaliação dos resultados também é muito importante para continuar do caminho da melhoria da nossa educação” concluiu a secretária.

Também representando a Seme, o Professor Formador Danilo Souza Silva, que representou a equipe de formadores do Município de Linhares, fala sobre o conhecimento adquirido no seminário para otimizar o aprendizado dos alunos da rede.

“Nos inspirarmos, trocarmos ideias e conversamos sobre a implementação do processo de alfabetização e da consolidação desses dados dentro da rede para que toda essa experiência seja consolidada em números de alunos alfabetizados no ensino infantil”, disse.

“Foram trabalhados diversos aspectos como o acompanhamento e gestão escolar, além da formação continuada que ofertamos para os professores da rede, tudo voltado para a maior qualificação durante os processos de alfabetização”, concluiu o professor.