Definida a data para a etapa de Linhares das conferências Estadual e Nacional de Saúde

Os eventos acontecerão nos dias 22 e 23 de março

O Conselho Municipal de Saúde de Linhares (CMS), já definiu a data para a realização da Etapa Municipal da 10ª Conferência Estadual de Saúde e da 17ªConferência Nacional de Saúde. Será nos dias 22 e 23 de março. A decisão é do pleno do Conselho Municipal.

Este ano, o tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. O objetivo da conferência é debater a garantia dos direitos e a defesa do SUS, da vida e da democracia, reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir saúde como direito humano, com a definição de políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Itamar Francisco Teixeira, destacou a importância das conferências. “Significa muito para todos nós, profissionais, usuários e gestores da saúde a discussão sobre a temática deste ano. É muito importante que toda a sociedade organizada e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participem e debatam conosco a questão da garantia dos direitos e deveres do SUS, a vida e a democracia”, disse.

17ªConferência Nacional de Saúde

A 17ª CNS, em virtude da referência celebratória aos 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde, a serem comemorados em 2023, tem como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. 

Os eixos temáticos da 17ª CNS são: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Conselho de Saúde do município

O Conselho Municipal de Saúde de Linhares é um órgão permanente, de caráter deliberativo, fiscalizador, consultivo e normativo. É responsável pela elaboração e atualização das políticas municipais de saúde e controle das ações e serviços de qualquer natureza, bem como nos aspectos econômicos e financeiros em âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no município de Linhares.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por conselheiros titulares e suplentes que representam os usuários da saúde pública, profissionais de saúde e representantes gestores e prestadores de serviços de saúde ao SUS.

Para que serve

O conselho de saúde desempenha um papel importante no controle social na área da saúde. Por meio dele, a população fiscaliza a aplicação do dinheiro público na saúde, verifica se a assistência à saúde prestada no estado ou no município está atendendo às necessidades dos usuários e ainda acompanha se as políticas de saúde orientam o governo a agir de acordo com o que a população precisa.

O Conselho Municipal de Saúde em Linhares funciona na avenida Governador Bley, s/nº – Bairro Colina, no prédio da Unidade Sanitária de Linhares (USL), antigo Hospital Talma. O número de telefone do conselho é (27) 3372-2098.