Recém-nascidos: Unidade de Saúde do Araçá passa a ser referência para a vacina BCG

A Prefeitura de Linhares passa a disponibilizar uma sala de vacinação com mais estrutura e conforto para os bebês. A secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, transferiu para a Unidade de Saúde “Êxodo Felix”, no bairro Araçá, a aplicação da vacina BCG nos recém-nascidos. Antes, a vacina era aplicada na Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina.


A partir de agora, os papais e mamães devem procurar a unidade de saúde do Araçá sempre pela manhã, das 7h30 às 11h, toda terça-feira. A vacina BCG é aplicada nos recém-nascidos. Quando a criança não recebe a imunização no hospital, os pais podem levar à unidade de saúde referência para a vacinação de BCG, que em Linhares passa ser a Unidade de Saúde do Araçá.


A vacina BCG


A vacina BCG protege contra a tuberculose, doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges, membranas que envolvem o cérebro.


É a vacina que deixa a famosa marca, resultante de uma reação do corpo à vacina BCG, administrada em recém-nascidos preferencialmente antes do bebê deixar a maternidade. É por causa dessa vacina que os casos graves de tuberculose são bem mais raros hoje em dia.