Saúde realiza último mutirão para aplicar vacina meningo ACWY que protege  contra os vários tipos de meningite, neste sábado, dia 3

800 doses da vacina estarão disponíveis na Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina, das 8 às 12 horas

O último mutirão de vacinação contra a meningite será realizado neste sábado (3) em Linhares, com o objetivo de enfrentar e fortalecer a cobertura da vacina meningocócica  no município. As 800 doses são destinadas para a população entre 10 e 29 anos, e estará disponível na Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina, das 8 ás 12 horas. Durante a semana, o imunizante estará disponível nas 32 salas de vacinação dos bairros e do interior do Município, até o próximo dia 6 de dezembro.

O atendimento será por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio. Para vacinar, as crianças e adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e sejam apresentados a caderneta de vacinação e um documento de identificação. Os adultos também devem apresentar o cartão de vacina e documento de identidade.

Ação vai ao encontro das medidas definidas pelo Ministério da Saúde no combate à doença, em virtude às baixas coberturas vacinais nos últimos anos – agravada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), evitando, assim, a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas e óbitos.

Neste ano de 2022, o estado do Espírito Santo registrou 17 casos da doença, com seis óbitos confirmados.

Doença pode ser fatal

A diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos, alerta que a meningite pode causar sequelas e ser fatal. “Se o paciente não for tratado em tempo, além de sequelas, pode até morrer”, afirma a enfermeira. Entre os adultos, a taxa de mortalidade pode ser de 10% se houver demora no tratamento. “Na criança, pode afetar o desenvolvimento cognitivo, motor, desenvolvendo até síndrome epiléptica.

Meningite é o nome dado às infecções nas meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A vacina Meningocócica C protege especificamente contra o sorogrupo C da bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo. Uma pessoa contaminada pode transmitir por gotículas e secreções. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.