Linhares começa a vacinar bebês contra a Covid-19 neste sábado (19)

A Unidade Sanitária de Linhares, que funciona no bairro Colina, vai abrir das 7 às 12 horas para vacinar os bebês com a dose da Pfizer pediátrica

A vacinação em bebês com a Pfizer pediátrica começa no próximo sábado, das 7 às 12 horas, na Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina. Foto: Secom/secretaria de Comunicação.

Crianças a partir de 6 meses a menores de três anos com comorbidades começam a ser vacinadas contra a Covid-19 nesse sábado (19), na Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina, das 7 às 12 horas. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Linhares, as doses da vacina Pfizer pediátrica chegam ao município nessa quinta (17), e estarão disponíveis para aplicar nos bebês a partir de sábado.

Linhares tem 1.178 crianças com idade entre 6 e 11 meses de vida e 6.330 na faixa de 1 a 3 anos. Portanto, 7.508 bebês que podem receber a vacina pediátrica. Esse total inclui as crianças com comorbidades e devem receber o imunizante contra a Covid.

A vacinação vai continuar durante a semana em todas as 31 salas de vacinação do Município, dos bairros e do interior, a partir da próxima segunda-feira, dia 21.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, faz um apelo aos pais e responsáveis: “É um momento importante no cuidado com as crianças para evitar qualquer risco à saúde infantl. Por essa razão, pedimos aos pais e responsáveis prioridade na atenção com as crianças com comorbidades. Solicitamos que levem até as unidade de saúde do município a partir desse sábado. A vacina tem eficácia e evita os casos graves e óbitos”.

Para distinguir das demais doses da Pfizer, a tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O esquema primário será de três doses.

Sobre as comorbidades

Para a identificação das comorbidades e, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19, as pessoas que fazem acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) poderão utilizar o cadastro já existente na sua unidade de referência, como comprovante que faz acompanhamento.

Aqueles que não estiverem cadastrados na Atenção Primária deverão apresentar um comprovante que demonstre pertencer a um dos segmentos contemplados, devendo ser utilizadas cópias de laudos, declarações médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, assinado e carimbado.

Esquema primário de 6 meses a menores de 3 anos será de três doses

As crianças de 6 meses e menores de três anos com comorbidades que iniciarem a imunização contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer pediátrica (único imunizante aprovado para esta faixa etária) receberão três doses da vacina para complementação do esquema vacinal primário. Não há indicação para dose de reforço.

As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada com oito semanas após a segunda dose.