Programa Linhares Coffee reúne produtores em Baixo Quartel

Nesta terça-feira (18/10) teve mais um Encontro Linhares Coffee, desta vez, em Baixo Quartel, no Sítio Peruchi’s. Durante o encontro, dentre os assuntos apresentados estava o modelo de produção de café com foco em qualidade com a utilização dos terreiros suspensos para a pós colheita.

O diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, foi quem conduziu a reunião e destacou que o uso das “Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon”, mais conhecidas por terreiros suspensos, é uma ótima alternativa para melhorias na qualidade do grão e aumento da rentabilidade do café nas propriedades.

“A Secretaria Municipal de Agricultura já instalou quatro terreiros em São Rafael e um em Baixo Quartel e já temos colhidos bons resultados. Há uma necessidade de elevar a qualidade do café e o terreiro suspenso é uma possibilidade viável para diversificar a produção e, consequentemente, aumentar o rendimento e agregar valor ao grão, conquistando melhores preços no mercado”, comentou o diretor.

O produtor Douglas Peruchi Deoclécio, que inclusive tem um dos terreiros instalados em sua propriedade e conta com o café especial já sendo comercializado no mercado, comentou sobre a importância de realizar encontros como estes.

“O encontro foi muito proveitoso e instruiu os produtores sobre como se comportar desde o volume (colheita) até o terreiro suspenso para produção de um café especial, ensinando como podemos garimpar o nosso café e absorver valores dele. O legal desse projeto é que a Secretaria de Agricultura entregou o terreiro, plantou no coração do produtor a possibilidade de verticalização e ensinou como ele funciona, desde a parte gestora até o financeiro”, comentou o produtor.

Outros assuntos como a colheita de maturação certa, qualidade da bebida e opções para produção de café de qualidade também foram apresentados pelo diretor de Agricultura e Aquicultura.